Génese da Navegação Aérea – Parte II
Segunda parte do segundo episódio do programa sobre a História da Aviação em Portugal: receção dos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho no Rio de Janeiro e em Lisboa após a viagem de travessia do Oceano Atlântico, a importância do sistema de navegação desenvolvido pelos dois pilotos, e a forma como foi construída e preservada a memória desta viagem.
Resumo Analítico
Mapa da rota entre Lisboa e o Rio de Janeiro; fotografia dos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho no avião em Lisboa; chegada do F-17 ao Rio de Janeiro na Baía de Guanabara; filme da receção dos pilotos no Rio de Janeiro; fotografia do batismo do F-17 com o nome de Santa Cruz, apadrinhado pela primeira-dama brasileira Maria da Conceição de Manso Saião; filme da receção dos pilotos portugueses em Lisboa; retrato de Sacadura Cabral e Gago Coutinho; fotografia de sextante sobreposta com vídeo ilustrativo do planeamento da rota entre Lisboa e Rio de Janeiro; planos do hidroavião Santa Cruz no Museu de Marinha. 31m01: Hidroavião do tipo "Dornier" nomeado "Argus" usado para dar uma volta ao mundo; plano próximo de pintura do hidroavião; fotografia de família dos pilotos Sarmento de Beires, Jorge de Castilho e Manuel Gouveia, piloto-mecânico, fotografia do hidroavião; Joaquim Cerqueira, tenente-coronel da Marinha e genro de Manuel Gouveia sobre o papel deste na missão; fotografia de Sacadura Cabral e Gago Coutinho a utilizarem o sextante; António Silva Soares exemplifica a utilização do sextante no Museu de Marinha; plano próximo da rota utilizada por Castilho para atravessar o atlântico; fotografias dos pilotos junto do Argus; bênção do aparelho; notas da viagem. 32m25: António Silva Soares, junto a cabine de avião pressurizado a jato, explica o sistema de navegação aéreo desenvolvido pelos portugueses e as técnicas seguintes alternado com imagens do comandante a utilizar os mesmos. 39m18: António Silva Soares, em estúdio, faz um sumário da História da aviação referida até ao momento e o papel Sacadura Cabral e Gago Coutinho; João Quintela, brigadeiro da Marinha, explica a memória associada aos dois pilotos. 49m19: Vista aérea de costa do rio Tejo; avião a descolar; avião a jato da Transportes Aéreos de Portugal (TAP) a aterrar e aparelho da AIR Columbus a descolar.