Gabriela Canavilhas e Joana Carneiro

01:08:05

Jornalista Paula Moura Pinheiro entrevista Gabriela Canavilhas, pianista e directora da Orquestra Metropolitana de Lisboa, e Joana Carneiro, maestrinacontratada pela Filarmónica de Los Angeles, sobre a importância da formação musical, o tipo de contrato que devem ter os músicos de uma orquestra, e como é que uma mulher consegue impor a sua autoridade a dezenas de artistas habituados a serem comandados por homens.

  • Nome do Programa: Gabriela Canavilhas e Joana Carneiro
  • Nome da série: Câmara Clara II
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Gabriela Canavilhas, Joana Carneiro, Edward Said, Daniel Barenboim, Alexandre Delgado, Pedro Carneiro, António Wagner Diniz, João Fernandes, Filipa Melo
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Produtor: Maria João Rolão Preto. Realizador: Teotónio Bernardo.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Imagens de arquivo do excerto de um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa. 10h07m06: Capa do livro "História da Música Ocidental" de Donald J. Grout e Claude V. Palisca. 10h08m01: Concerto, inserido no documentário "Knowledge in the Beginning" de Paul Smaczny, que une músicos árabes e israelitas numa só orquestra; declarações legendadas de Edward Said, crítico literário e ativista da causa palestina e de Daniel Barenboim, maestro. 10h16m42: Capa do "Anuário 2006" da Orquestra Metropolitana de Lisboa; Gabriela Canavilhas fala do cargo que ocupa; capa do livro "Mahler: vida e obra de Stephen Johnson; Joana Carneiro fala do seu percurso profissional, da sua experiência. 10h23m24: Orquestras: composição de uma orquestra sinfónica, com mostra dos diferente instrumentos; declarações Alexandre Delgado, compositor sobre as formações de uma orquestra. 10h28m44: Excerto do concerto "O Nascimento de uma orquestra" de Margarida Moura Guedes pela Orquestra de Câmara Portuguesa; declarações de Pedro Carneiro, director de orquestra. 10h35m32: Aula de música, com aluno e professor; declarações António Wagner Diniz, Diretor da Escola Música Conservatório sobre o ensino da música, o ensino artístico alternado com aulas de música. 10h38m47: Gabriela Canavilhas fala das políticas do governo em relação ao ensino artísticos, enquanto Joana Carneiro refere a importância do ensino da música. 10h42m47: Exposição de artes visuais com o título "Em Viagem 70-76" de Robert Rauschenberg, no Museu de Serralves, Porto; trabalhos produzidos com materiais de uso quotidiano; declarações de João Fernandes, Director do Museu de Serralves. 10h51m34: Ciclo Thomas Bernhard, no Centro Cultural de Belém, com exposição de fotografias; capa dos livros do escritor Thomas Bernhard: "Correcção", "Na terra e no inferno", "Derrubar árvores: uma irritação", "Extinção", "O Fazedor de teatro", "O Sobrinho de Wittgenstein", "Na Terra e no inferno"; comentários de José A. Plama Caetano, tradutor. 10h56m35: Capa do livro "O náufrago" de Thomas Bernhard. 10h57m22: Capa dos CD´s "Beethoven: piano sonatas Op. 2" de Maurizio Pollini (piano) e "Ludwig van Beethoven: the piano sonatas (vol. IV)" de András Schiff (piano). 10h58m03: Breve excerto do ensaio "Scope" de Rui Horta, que vai estar no Centro Cultural de Belém. 10h58m45: Comentários e capa do livro "Aprender a rezar na era da técnica" de Gonçalo M. Tavares; comentários de Filipa Melo, jornalista, ao escritor e romance. 11h01m27: Capa dos livros "Migilim e Manuelzão", "Primeiras estórias" de João Guimarães Rosa, "Nova Iorque, cidade fantasma" de Patrick McGrath. 11h04m03: Excerto do filme, curta metragem de animação "Cândido" de Zepe. 11h06m04: Excerto do filme "Ensaio de orquestra" de Federico Fellini, que utiliza uma orquestra sinfónica como metáfora da humanidade e explora as alegrias, tristezas, ressentimentos, frustrações e conquistas dos músicos.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .