Fundação Ricardo Espirito Santo Silva

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Programa histórico-cultural apresentado por Paula Moura Pinheiro dedicado à Fundação Ricardo Espirito Santo Silva, iniciada em 1953 quando o banqueiro e colecionador Ricardo do Espírito Santo Silva doou o Palácio Azurara e parte da sua coleção privada ao Estado Português e criada como Museu-Escola com a finalidade de proteger e divulgar as Artes Decorativas Portuguesas e os ofícios com elas relacionadas, tendo como convidadas Graça Pedroso, Professora da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva, Maria da Conceição Amaral, Presidente da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva, e Artur Sousa, Cinzelador Mestre da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva.

  • Nome do Programa: Fundação Ricardo Espirito Santo Silva
  • Nome da série: Visita Guiada IV
  • Locais: Lisboa, Cerca Moura
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, Graça Pedroso, Maria da Conceição Amaral, Artur Sousa
  • Temas: Artes e Cultura, História, Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paula Moura Pinheiro. Convidado: Graça Pedroso, Maria da Conceição Amaral e Artur Sousa.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Vista panorâmica do exterior da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva, na Cerca Moura em Lisboa, apresentadora, refere a temática do programa, interior das oficinas de marcenaria, cinzelagem, tecelagem, encadernação e decoração a ouro e interior do Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Palácio Azurara, uma casa aristocrática do século XVIII, Sala da Música, destaque para teto pintado e com lustre, interiores do museu com destaque para coche, escadaria em pedra e paredes forradas a painéis de azulejaria. Paula Moura Pinheiro conversa com Graça Pedroso sobre a coleção de mobiliário e a sua escolha pessoal de uma mesa de jogo de pau santo do século XVIII com 5 funções diferentes, destaque para pormenores de entalhamento de várias madeiras e marfim e ferragens em prata, interior da carpintaria com carpinteiro a trabalhar, entalhadora, estante com modelos de ferragens, passagem pela Sala da Música e Sala das Vitrines. Conversa com Maria da Conceição Amaral sobre Ricardo Espirito Santo Silva enquanto colecionador com gostos museológicos e sobre a transformação do Palácio Azurara em museu com a ajuda do arquiteto Raúl Lino, fotografia a preto e branco do Palácio Azurara, exterior deste edifício, interiores do Salão Nobre, da Sala da Música, quarto de dormir e Sala de Jantar, destaques para o mobiliário, acervo do museu, pintura a óleo "S. Paulo Pregando", de Vieira Lusitano, 1740, cómoda papeleira, Portugal, século XVIII, polvilhadores e caixa de faqueiro, China, 1700-1722, jarra de Rafael Bordalo Pinheiro, 1890, salvas com decoração ponta de diamante, século XV, tapete de Arraiolos, século XVII, retratos a preto e branco de Ricardo do Espírito Santo Silva (1900-1955) e da inauguração do Museu de Artes Decorativas, 1953, pintura a óleo "Vista de Baía", de Jean Pillement, final do século XVIII, armário-copeiro, Portugal, século XVII, Santo António com o Menino, Portugal ou antiga Índia portuguesa, século XVII, cadeiras e mesa de jogo do século XVIII, quadro "A Virgem oferecendo um figo ao Menino Jesus", Mestre da Lourinhã, século XVI, contador do século XVII, oratório de suspender, Japão, século XV, bacia de "águas as mãos", 1720-50, estojo para faqueiro e cofres, séc. XVIII e XVII, cafeteiras e terrina com prato, séc. XVIII, tapete de Arraiolos, primeiro da coleção, séc. XVII, outros tapetes de Arraiolos do séc. XVII, pano de armar do séc. XVII com pormenores do mesmo, colcha bordada de Castelo Branco, detalhes de escritório indo-português do séc. XVII, colcha com trabalho indo-português do séc. XVIII, vários planos de pormenor da tapeçaria franco-flamenga "Cortejo com girafas", 1510. Retrato a preto e branco e Ricardo Espírito Santo Silva, passagem pelas salas do museu, fotografias de suite do Hotel Ritz, em Lisboa, com quem as oficinas da fundação cooperaram, do gabinete do governador do BNU, pormenor de lustre do museu, biombo Namban, selo de Kano Naizen (1570-1616) no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, que retrata a chegada das naus portuguesas ao porto de Nagasaki, biombo Namban, selo de Kano Domi (1593-1601), no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, imagem em janela de Biombo Namban original de Kano Domi e a sua reprodução pela Fundação Ricardo Espirito Santo Silva, punção de móvel da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva que contém o número de obra da peça. O interior de oficina com artesãos em laboração, trabalhos de tecedeira, estofador, encadernador, entalhador, cinzelador, conversa com Artur Sousa que explica e demonstra a sua arte, parede que ostenta vários modelos de peças, molde em madeira, peças cinzeladas, Beatriz a cinzelar peça, imagem de castiçais com cisnes pertencentes ao milionário americano John Davison Rockefeller. Vista panorâmica em movimento do exterior da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva e zona envolvente.

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