Fundação Ricardo Espírito Santo: Escola de Artífices – Parte II

00:26:56

Segunda parte do programa de caráter cultural sobre a Fundação Ricardo Espírito Santo, instalada no Palácio Azurara, com destaque para a sua vertente educativa, estudo e divulgação das artes decorativas portuguesas e respectivos ofícios e artífices.

  • Nome do Programa: Fundação Ricardo Espírito Santo: Escola de Artífices
  • Nome da série: IMPACTO
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Realização: Ensaio Produção: João Martins
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Peças de talha; aprendiz de serralheiro trabalha na oficina e é entrevistado sobre seu percurso até à escola da fundação e expetativas em relação ao trabalho e ao futuro; mobiliário; artesão faz picotado em chapa de forma automática; entrevista ao chefe principal da seção de embutidos sobre a hierarquia das oficinas, as funções da seção, a existência de aprendizes, os processos de fabrico utilizados e a aprendizagem necessária para alcançar o estatuto de mestre. 01h02m47: Artesão trabalha em peça; móvel trabalhado; entrevista a aprendiz de embutidos obre as razões que o trouxeram para fundação e expetativas futuras; artesãos fazem trabalhos de embutidos e pintura; entrevista a mestre da seção de pintura sobre as funções que exerce, percurso profissional, as tarefas da seção no campo da pintura, restauro e cópia e os processos utilizados na sua prática, as condições de trabalho e a falta de aprendizes na secção ilustrado com aprendiz (mulher) lima escultura; mestre pinta. 01h12m40: Entrevista ao diretor adjunto da Fundação Ricardo Espírito Santo sobre o contributo do banqueiro Ricardo do Espírito Santo Silva, a história da instituição e respetivas seções e departamento ilustrada com peças e artesãos e aprendizes a trabalhar nas suas seções.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .