Flora Gomes: Identificação de um País – Parte II
Segunda parte do documentário sobre a obra do realizador guineense Flora Gomes, com testemunho do próprio sobre o seu percurso pessoal e enquanto cineasta, com destaque para a influência da história recente do país e da cultura popular no seu cinema, intercalado com imagens de arquivo e momentos da rodagem do filme "Po di Sangui".
Resumo Analítico
35m00: Planos de Flora Gomes realizados durante a rodagem do filme ?Pô di Sangui?, em Bafáta, Guiné; intercalado com declarações de: Flora Gomes, Ana Silva, Anotadora, sobre a história que dá corpo ao argumento do filme. Entrevistas aos actores Bia Gomes, Ramiro Naka, Adama Kouyaté sobre os personagens que representam no filme ?Pô di Sangui?. 53m20: Guiné Bissau - Planos de crianças a brincarem na água e mulheres a lavarem roupa num rio. Continuação de entrevista a Flora Gomes, referindo as dificuldades que existem para poder exercer a profissão de cineasta na Guiné Bissau; intercalado com entrevista a Adama Kouyaté, fazendo a comparação entre a África vista e filmada por africanos e europeus. Planos vários dos trabalhos realizados durante a rodagem do filme ?Pô di Sangui?. Continuação de entrevista a Ana Silva sobre os filmes realizados por Flora Gomes. Planos de: Flora Gomes a andar num descampado e a dançar; homens e mulheres a dançarem. 59m21: Continuação de entrevista a Flora Gomes mencionando que se inspira nas tradições guineenses para a realização dos seus filmes; intercalado com entrevista a Francisco Soares Martins, sobre a importância que tem a música e os ritmos para o povo guineense e ainda referindo-se ao facto de o Crioulo ser a língua mais falada no país. Planos de: grupo de homens e mulheres a dançarem e a tocarem música tradicional da Guiné; anotadora Ana Silva a dançar e a ser agarrada e atirada ao ar por Flora Gomes e um operador de câmara. 01h04m30: Região de Bafáta - plano geral de um quartel em ruínas, muro em ruínas com inscrição de nomes de soldados portugueses mortos durante a Guerra Colonial, carro de combate destruído, crianças a correrem para uma aldeia. Final de entrevista a Flora Gomes que afirma que a construção da Guiné Bissau passa hoje pelo regime de cooperação com Portugal e que as feridas do passado devem ser vistas apenas como factos do passado histórico.