Fila T

00:30:51

Programa de caráter cultural, conduzido por Alexandra Morais e Castro e Fernando Midões, sobre teatro e questões relacionadas com as artes teatrais, com destaque para a atividade do teatro infantil na época do natal em Lisboa e Setúbal e a peça de teatro "O escritório" do dramaturgo checo Václav Havel pelo Teatro Estúdio de Lisboa.

  • Nome do Programa: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Nome da série: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Locais: Lisboa, Setúbal
  • Personalidades: Alexandra Morais e Castro, Fernando Midões, António Assunção, Carlos César, Virgílio Castelo, Mário Pereira, António Montez, Suzana Prado, Cremilda Gil, Fernanda Coimbra, Helena Félix, Vítor Hugo, Fernanda Montemor, Diniz Castelo, José Brás, Augusto Leal, Manuela Cassola, Luiza Maria Martins
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção e Coordenação: Fernando Midões
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Alexandra Morais e Castro refere a estreia natalícia de peças de teatro infantil e apresenta as peças "História de uma boneca abandonada" do dramaturgo espanhol Alfonso Sastre pelo Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e "Os operários do Natal" pela Companhia Teatral "Ádóque - Cooperativa de Trabalhadores de Teatro" em Lisboa com música de Fernando Tordo, Paulo de Carvalho e Carlos Mendes e texto de José Carlos Ary dos Santos e Joaquim Pessoa, intercalado com cartazes das peças e pormenor do cenário de "Os operários do Natal". 03m09: Excertos da peça de teatro "História de uma boneca abandonada" com os atores do TAS destacando-se António Assunção e Carlos César. 09m17: Excertos da peça de teatro "Os operários do Natal" pelos atores do grupo de teatro "Ádóque" entre os quais Virgílio Castelo. 15m02: Fernando Midões apresenta reportagem sobre a apresentação da peça de teatro "O escritório" de Václav Havel e encenação de Luzia Maria Martins, pelo Teatro Estúdio de Lisboa no Teatro Vasco Santana alternado com retrato do autor e folheto do espetáculo; excertos da peça de teatro com Mário Pereira, António Montez, Suzana Prado, Cremilda Gil, Fernanda Coimbra, Helena Félix, Vítor Hugo, Fernanda Montemor, Diniz Castelo, José Brás, Augusto Leal e Manuela Cassola. 18m02: Depoimento de Luzia Maria Martins sobre o duplo prazer de trabalhar um texto de Václav Havel e uma peça que a censura tinha cortado, o significado e mensagem da peça, a precariedade financeira do Teatro Estúdio de Lisboa por falta de subsídios e os doze anos de actividade da companhia alternado com excerto da peça de teatro. 24m44: Luzia Maria Martins faz um balanço positivo da actividade da companhia, lembra o facto de terem sido os primeiros a representar "O Pomar das Cerejeiras" do dramaturgo russo Anton Tchekov, destaca o facto de os actores terem abdicado dos salários nesta produção e convida o público a assistir, intercalado com foto de grupo da companhia Teatro Estúdio de Lisboa e página do programa de "O Pomar das Cerejeiras".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .