Fila T

00:34:12

Programa de caráter cultural, conduzido pelo crítico teatral Fernando Midões e por Ana Zanatti, sobre teatro e questões relacionadas com as artes teatrais, com destaque para a vida e carreira profissional do ator, encenador e artista plástico António Pedro, e para a peça de teatro "Círculo de Giz Caucasiano", representada pelo Grupo 4 e em cena no Teatro Aberto, em Lisboa.

  • Nome do Programa: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Nome da série: FILA T: QUINZENÁRIO TEATRAL
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: António Pedro, Vasco Lima Couto, João Guedes, Dalila Rocha, Ana Zanatti, Hugo Casais, Rui Mendes, Carmen Dolores, Josefina Silva, Irene Cruz, João Lourenço
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Direção e Coordenação: Fernando Midões
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Fernando Midões fala das características e pretensões da série e evoca a figura de António Pedro por ocasião do décimo aniversário do seu falecimento; excerto do programa "Conversa sobre Teatro" apresentado por António Pedro sobre o dramaturgo inglês William Shakespeare. 05m07: Declarações de Vasco de Lima Couto, poeta, actor, encenador, declamador e profissional da rádio, sobre António Pedro, a sua experiência de convivência e trabalho no Teatro Experimental do Porto (TEP), a ingratidão com que o trataram no TEP e a náusea sentida com as declarações após a sua morte dos que o traíram, a sua forma de trabalhar no teatro e na televisão; Vasco de Lima Couto conta episódio ocorrido relativo à recusa de subsídio do Serviço Nacional de Informação para a participação do TEP nas comemorações em Milão do centenário do dramaturgo italiano Carlo Goldoni, intercaladas com excertos da peça "Macbeth" de William Shakespeare representada pelos actores João Guedes e Dalila Rocha nos papéis de Macbeth e Lady Macbeth (TEP, 1956), com filmagens para televisão do programa "Conversa sobre Teatro" apresentado por António Pedro e desenhos de figurinos. 12m00: Ana Zanatti faz uma pequena introdução sobre António Pedro, refere a recepção da obra de Bertold Bretch em Portugal antes e depois do 25 de Abril, informa estarem em cena duas peças do dramaturgo em Lisboa, nomeadamente "Tambores na noite" pelo Teatro da Cornucópia com encenação de Jorge Silva Melo e "Círculo de giz caucasiano" que assinala a inauguração do Teatro Aberto; reportagem sobre a peça de teatro "Círculo de giz caucasiano": sipário (pano de cena) com logótipo do espetáculo, subida de pano, excertos da representação da peça, intercalados com declarações do barítono Hugo Casais sobre a natureza da sua participação na peça e o modo como concilia na encenação os trabalhos lírico e de actor. 17m11: Rui Mendes, ator, destaca os pontos de contacto entre o teatro de Brecht e o teatro de revista intercalado com excertos da peça. 22m12: Declarações de Carmen Dolores, atriz, sobre a importância da sua experiência na criação e desenvolvimento do Teatro Moderno de Lisboa para o surgir do Grupo 4, a inauguração do Teatro Aberto com a presente peça, o trabalho dos actores que desempenham vários papéis, e a importância do trabalho colectivo intercalado com excertos da peça. 25m11: Josefina Silva, atriz, refere com satisfação o seu trabalho nas peças de Bertold Brecht; excerto da peça; declarações de Irene Cruz, atriz, sobre as dificuldades vocais e gestuais do papel de "Groucha" por si representado e o significado da personagem na dramaturgia de Bertold Brecht, intercalado por cenas da peça com Irene Cruz no papel de "Groucha". 31m12: João Lourenço destaca a importância de todos os intervenientes para o êxito do espetáculo, fala da dificuldade textual e cénica da peça de Brecht, do número limitado de actores disponíveis, intercalado com cenas da peça e companhia de teatro agradece com público aplaudindo de pé.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .