Figueiró dos Vinhos

00:25:39

Documentário de caráter histórico e cultural dedicado à divulgação das aldeias, vilas e cidades de Portugal, com destaque para Figueiró dos Vinhos no distrito de Leiria, na província da Beira Litoral, e a sua vida quotidiana, arquitetura religiosa, atividade industrial e comercial e folclore.

  • Nome do Programa: Figueiró dos Vinhos
  • Nome da série: TERRAS DE PORTUGAL
  • Locais: Figueiró dos Vinhos
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produção: João Baptista Rosa. Realização: Carlos Tudela. Locução: Gomes Ferreira. Fotografia: João Rocha.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista em movimento de estrada ladeada por árvores; vistas das Fragas de São Simão; criança sentada nas rochas junto da Ribeira de Alge; casas de pedra e xisto na aldeia de Casal de São Simão onde homens trabalham manualmente; vistas de Figueiró dos Vinhos com destaque para o exterior da Câmara Municipal, arruamentos e edifícios de arquitetura mais recente. 32m51: Senhoras arranjam o cabelo no salão de cabeleireiro; interior de restaurante e quarto; confeção manual do pão de ló desde a massa a ser colocada na forma e no forno e cozinheiros retiram o bolo da forma; trabalhadores da indústria de madeiras trabalham na serração, onde troncos de árvores são cortados e empilhados; operação trabalham em oficina de recauchutagem ou reconstrução de pneus. 36m41: Vistas da zona mais antiga da vila alternado com exterior e interior da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços destacando-se as pinturas, altares e figuras religiosas; mulher enche bilha com água na fonte; mulheres trabalham no tear manual; exterior, fachada e interior da Igreja Matriz ou Igreja de São João Baptista com altar em talha dourada, pinturas, painéis de azulejos, túmulo trabalhado, cofre de prata, crucifixo e santíssima trindade do século XII e onde fiéis rezam. 42m04: Parque Municipal da vila onde está busto do artista José Malhoa; exterior e interior da casa onde viveu José Malhoa conhecida por "Casulo" e fotografias, desenhos e pinturas de José Malhoa; vistas geral, panorâmica e em movimento de Figueiró dos Vinhos; pessoas visitam o mercado que se realiza anualmente, onde se vendem peças de artesanato, galos de Barcelos e produtos alimentares. 47m02: Imagens noturnas da festa do folclore do concelho com a participação e atuação de ranchos folclóricos. 51m55: Rio Zêzere e Barragem da Bouçã, situada na freguesia da Graça no concelho de Pedrogão Grande; vistas da Ribeira de Alge onde grupo de homens pescam com cana de pesca.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .