Festa do “Carocho” e da “Velha” em Constantatim
Trás-os-Montes, Vila Real, mascarados angariaram dinheiro e fumeiro para uma refeição comunitária na aldeia de Constantim no âmbito de tradição que assinala a celebração do dia de São João Evangelista e da festa da mocidade ou das morcelas e marca o ritual de passagem dos rapazes para a idade adulta e o solstício.
Resumo Analítico
Homem lança foguete; exibição de grupo de pauliteiros; homem mascarado de "velha" pede esmola e mulher oferece-lhe enchidos; declarações da "belha" ao lado do homem com a máscara do "carocho", de habitantes da aldeia e de turista japonesa alternado com mascarados comem e bebem em casa na aldeia, agradecem aos habitantes, oferecem tremoços e brincam na aldeia.
Termos e condições de utilização
Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .