Fernando Lopes Graça: Compositor – Parte I
Primeira parte do documentário de caráter biográfico sobre vida e obra musical do compositor Fernando Lopes Graça, nas palavras do próprio e de artistas e amigos que o acompanharam ao longo da sua carreira.
Resumo Analítico
Introdução autobiográfica de Fernando Lopes Graça, lápide assinala a data de nascimento, a casa e a rua onde nasceu o compositor, Castelo de Tomar, casa, pensão residencial onde Lopes-Graça foi cozinheiro, fotografia do compositor com a Imaculada Conceição, de Oliveira Guimarães, que lhe ensinou piano, e Rita Lemos Lopes, que lhe ensinou solfejo, fotografia de Lopes-Graça quando era jovem. 04m02: Lopes-Graça continua a referir dados relativos à sua biografia, interior da Igreja de São João Baptista, onde foi batizado, cantou no coro e tocou órgão, praça fronteiriça à igreja, Rio Nabão, edifício do cineteatro e interior do mesmo, onde atua um quinteto musical, piano, fotografia de Lopes-Graça com o quinteto, fotografia de Lopes-Graça a tocar piano. 07m15: Tomar, fachada do Liceu Passos de Manuel, pintura de Tomás Borba, professor de Lopes-Graça, fotografia do compositor Viana da Mota, Lopes-Graça fala dos seus professores do Conservatório, fotografia de Viana da Mota, fotografia de Fernando Lopes-Graça, edifício da Secretaria de Estado da Cultura, Lopes-Graça fala da sua colaboração nos filmes mudos. 10m07: Excerto do filme "Charlot", Lopes-Graça fala da sua primeira obra e de Luís Freitas Branco, declarações de Cândido Lima, compositor, fotografia de Fernando Lopes-Graça, Lopes-Graça fala da sua atividade como professor e da sua suspensão do ensino, despacho da proibição de 11 de Março de 1954. 13m38: Lopes-Graça confessa o seu gosto pelo ensino, declarações de Maria de Lourdes Martins, compositora, sobre a personalidade de Lopes-Graça, José Saramago, escritor, conta um episódio relativo à sua primeira visita à casa de Fernando Lopes-Graça, Lopes-Graça relembra diversos episódios da sua vida como professor e do exílio em Paris, imagens de Paris a preto e branco. 16m56: Lopes-Graça fala das composições feitas em Paris, imagens de arquivo de declarações sobre as composições que fez em Paris, o compositor fala das suas experiências em Paris, imagens de arquivo de António, bailarino espanhol, imagens de arquivo do compositor a falar sobre as suas primeiras harmonizações na canção portuguesa. 19m23: Edifício da Academia das Ciências de Lisboa, à altura Faculdade de Letras de Lisboa, então frequentada por Lopes-Graça, que viria a abandonar como forma de protesto, durante a greve académica de 1931, Lopes-Graça fala dos trabalhos que teve que fazer para sobreviver, intercalado com capas das revistas "Presença" e "Seara Nova" Lopes-Graça fala da crítica, David Mourão Ferreira, escritor, fala do compositor, imagens de arquivo, a preto e branco, de um barco rabelo a descer o Douro. 22m59: Capa do libreto "Viagens na Minha Terra", duas suites sinfónicas de Lopes-Graça, Luís Filipe Pires, compositor, fala daquela obra musical, Lopes-Graça fala dos portugueses, Lourdes Martins fala da Sonata, organização de concertos de divulgação de compositores de música contemporânea, criada por Lopes-Graça. 25m01: Lopes-Graça fala da sonata, Carlos de Pontes Leça, musicólogo, fala das influências na música de Lopes-Graça; capa do "Libreto 14", anotações para quarteto cordas, de Lopes-Graça, fotografias de Constança Capdville ilustram um texto por ela escrito a propósito da obra "Libreto 14", imagens de arquivo de declarações de Lopes-Graça sobre o compositor Bela Bartok.