Fernando Lanhas – Os Sete Rostos

00:51:00

Documentário sobre o pintor e arquitecto Fernando Lanhas, que para além duma vasta obra artística se notabilizou ainda pelos seus estudos nas áreas da arqueologia, museologia, antropologia, etnografia, geologia e astronomia.

  • Nome do Programa: Fernando Lanhas - Os Sete Rostos
  • Nome da série: Fernando Lanhas - Os Sete Rostos
  • Locais: Porto
  • Personalidades: Fernando Lanhas, Júlio Resende, Fernando Guedes, Lídia Franco, Jaime Isidro, Álvaro Augusto Portugal, Adriano Vasco Rodrigues, António Pascoal, José Fernando Monteiro, João D`Ávila, António Galopim de Carvalho, Mário Soares, Maria Barroso Soares
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autor: Fernando Guedes Produtor: Amílcar Lyra Locução e Realizador: António Macedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Depoimentos de Júlio Resende, pintor, sobre Fernando Lanhas; exposição de quadros do pintor; depoimentos de Fernando Guedes; preparativos da exposição na Galeria Almada Negreiros. 08m04: Fernando Lanhas revê fotografias antigas, quadros e mapas alusivos ao tema; fotografias do pintor em criança e com a família; rua do Almada, no Porto, onde nasceu; exterior da Escola primária, onde andou. 12m08: Lídia Franco diz poemas de Fernando Lanhas. 14m54: Fachada da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), onde tirou o curso de Arquitetura; depoimentos de Jaime Isidro, pintor; participa na 1ª Exposição Independente dos alunos da ESBAP (1943), assume a responsabilidade pela organização das Exposições Independentes (1950). 17m46: Associação de jornalistas; declarações de Álvaro Portugal, arquitecto e de Adriano Vasco Rodrigues, professor universitário. 22m52: lídia Franco diz poema da autoria de Fernando Lanhas. (areia) 25m56: Depoimentos de António Pascoal, investigador. Exposição do estudo que Fernando Lanhas fez sobre a distribuição geográfica dos meteoritos caídos em Portugal, desde o século XVIII e a indicação do percurso dos meteoros; declarações de José F. Monteiro, geólogo. 33m39: João D Ávila e Lídia Franco dizem poemas de Fernando Lanhas. 37m39: Fernando Lanhas entra no Museu Etnográfico e Histórico do Porto onde ocupa o cargo de Director desde 1973 até 1993; objectos em exposição, mapa da antropogénese, da sua autoria; dois exemplares do paleolítico; declarações de Adriano Vasco Rodrigues, professor universitário. 41m47: Exterior do Palacete da Viscondessa de Santiago do Lorvão que Fernando Lanhas salvou de demolição; museus concebidos e organizados por ele; declarações de Galopim Carvalho, presidente do Museu Mineralógico e geológico. 45m22: Lídia Franco e João D Ávila dizem poemas de Fernando Lanhas 50m45: Inauguração da exposição que abrange as várias facetas do arquitecto, com a presença do Presidente da República Mário Soares e da sua esposa Maria Barroso, do Adriano Rodrigues, professor universitário, de Álvaro Augusto Portugal, arquitecto e de António Pascoal, investigador do Observatório Astronómico.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .