Extinção da Sociedade Portuguesa de Escritores

00:24:06

Programa sobre a extinção da Sociedade Portuguesa de Escritores (SPE), em 1965, na sequência da atribuição do Grande Prémio de Novelística ao livro "Luuanda" do escritor angolano José Luandino Vieira.

  • Nome do Programa: Extinção da Sociedade Portuguesa de Escritores
  • Nome da série: COM TODAS AS LETRAS II
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Gomes Ferreira, Jacinto do Prado Coelho
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Coordenação: Eduardo Prado Coelho, Joaquim Soares da Costa e Manuel Costa e Silva
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Desenho de guerreiros a segurar lança e caricatura de homem a agarrar mulher, representando o ataque à SPE; excerto de texto sobre o encerramento da Sociedade; mobiliário destruído e livros amontoados no interior da sede da SPE, após a vandalização das instalações efetuada pela PIDE; livro de sócios; declarações de José Gomes Ferreira, escritor e primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), fundada em 1973, sobre o atentado à SPE; declarações de Jacinto Prado Coelho, ensaísta e ex-presidente da SPE, sobre a extinção e os objetivos da Sociedade, a sua atividade como presidente e a atribuição do Grande Prémio ao escritor José Luandino Vieira, intercaladas com notícia de jornal sobre a SPE; declarações do escritor José Luandino Vieira sobre o modo como teve conhecimento do prémio; capa do livro "Luuanda"; pormenor do texto do decreto-lei que determinou a extinção da SPE. 58m15: Declarações de Jacinto Prado Coelho sobre a vandalização das instalações; mobiliário destruído, livros amontoados, vidros partidos e máquinas de dactilografar no chão do interior da sede da SPE; declarações de José Gomes Ferreira sobre a atitude que os escritores deveriam ter tido face ao ataque da PIDE e os insultos que sofreram. 01h01m25: Excerto de programa emitido pela RTP, em 1965: em estúdio, jornalista José Mensurado apresenta o crítico literário Amândio César, o etnólogo angolano José Redinha e os poetas angolanos Geraldo Bessa Victor e Mário António; declarações de Amândio César sobre a má qualidade literária de Luandino Vieira e os critérios políticos que fundamentam o prémio atribuído. 01h05m01: Declarações de Jacinto Prado Coelho sobre os critérios literários para a atribuição do prémio a Luandino Vieira, a intenção da SPE em manifestar o seu desacordo com a política colonial e o significado histórico da extinção da Sociedade, intercaladas com declarações de José Gomes Ferreira sobre a tentativa de manipulação da opinião pública por parte do governo do Estado Novo, o consentimento dado por Marcelo Caetano, Presidente do Conselho de Ministros, para a criação da APE, o discurso que proferiu quando assumiu a presidência, o auxílio que a associação recebeu de pintores portugueses, a prisão de escritores, o 25 de Abril de 1974 e o cortejo do 1.º de Maio em 1974; capa e página de título do livro "A Dolorosa Razão duma Atitude" do escritor Joaquim Paço D´Arcos; logótipo da APE; cortejo do 1.º de Maio, em 1974.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .