Experiência Aberta
Programa de artes plásticas, apresentado por Maria João M. Rodrigues, sobre a estética e o belo, o carácter subjetivo da sua perceção e apreciação, a abertura à experiência estética vista a partir da análise da apreciação da natureza e do espaço urbano, e ainda da pintura de Hieronymus Bosch, Rocha de Sousa e Robert Rauschenberg.
Resumo Analítico
Maria João M. Rodrigues delimita o conceito de estética como racionalização do belo por oposição ao feio, e fala da subjetividade preceptiva da noção de belo; vista geral e de pormenor do quadro "As Tentações de Santo Antão" do pintor flamengo Hieronymus Bosch em exibição no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa; acompanhado por off de Maria João M. Rodrigues sobre o sentido do belo e o carácter subjetivo do juízo valorativo da beleza. Maria João M. Rodrigues fala da limitação do conceito de beleza, quando reduzida a realidade do quotidiano, uma vez que se trata de uma análise racional e não entra em jogo a sensibilidade; falua, com bote atrelado, navega à vela na barra do rio Tejo e aproxima-se de Lisboa; faluas e embarcações de carga atracadas; voo de gaivotas à tona da água; âncora de embarcação suspensa da amurada; agitação de cardume à tona de água; navegação de traineiras; ponte 25 de Abril; superfície das águas vista de traineira em movimento; piloto de traineira em cabina de pilotagem; pescadores puxam aos redes de noite ao longo de amurada de embarcação; navegação de traineiras e batelão; homens descarregam faluas atracadas; batelões atracados; ponte 25 de Abril e zona portuária de Alcântara; torre de Belém; zona portuária de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos; com off de Maria João M. Rodrigues acerca da da busca da beleza na natureza e no espaço urbano; das imagens e sensações despertadas pela observação do rio, da ponte 25 de Abril e da torre de Belém; da racionalização da perceção da beleza e consequente transformação conceptual; e por leitura de excerto do poema "As barcas gritam sobre as águas" do poeta português contemporâneo Herberto Hélder. Lisboa: arco e circulação pedonal e de viaturas na rua Augusta; fachadas de prédios da baixa pombalina; vistas da baixa e da colina do Castelo de São Jorge a partir do elevador de Santa Justa e da praça da Figueira a partir do Castelo de São Jorge; travelling pelo Rossio e praça dos Restauradores; elevador de Santa Justa e baixa pombalina vistos a partir do castelo; circulação automóvel na avenida 24 de Julho junto a Alcântara e na avenida da Liberdade; transeuntes no jardim do Campo dos Mártires da Pátria; circulação de veículos e de peões; expositor de vendedor de jornais e revistas; grafiti político em parede, montra de loja de lingerie feminina; paredes cobertas com cartazes de propaganda política em várias localizações; com off de Maria João M. Rodrigues sobre a procura e apreciação da beleza no espaço urbano, o carácter dialético da experiência estética por oposição às ideias do filósofo alemão Immanuel Kant, e a mensagem política de cartazes e grafitis como motivador da obra de arte. Vista de pormenor de quadro do pintor Rocha de Sousa; circulação automóvel na avenida da Liberdade; circulação de peões no Terreiro do Paço; lingerie feminina e fotografia publicitária de mulher em roupa interior em montra de loja; parede coberta com cartazes; quadros de arte Pop do pintor americano Robert Rauschenberg; com off de Maria João M. Rodrigues sobre a apreciação estética da obra de arte a partir de quadros de Rocha de Sousa e Robert Rauschenberg. Maria João M. Rodrigues considera, a partir da obra de Robert Rauschenberg, a não explicação da obra de arte como o fulcro da experiência estética.