Eurodeputados e Parlamento Europeu – Parte II

00:48:08

Segunda parte do programa, apresentado pelo jornalista Miguel Sousa Tavares, dedicado a debater as questões europeias e suas implicações para Portugal. Intervenientes no debate: Vítor Martins, secretário de Estado da Integração Europeia, Pedro Arroja, professor de Economia da Universidade Portucalense e Maria de Lourdes Pintasilgo, eurodeputada do PS.

  • Nome do Programa: Eurodeputados e Parlamento Europeu
  • Nome da série: A Hora da Verdade
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Miguel Sousa Tavares, Vítor Martins, Pedro Arroja, Maria de Lourdes Pintasilgo
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Direção de Informação: José Eduardo Moniz e Adriano Cerqueira Edição: Miguel Sousa Tavares e Margarida Marante Produção: Feliciana Amaro Realização: Manuel Tomás
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Maria de Lurdes Pintasilgo desmente que eurodeputados representem país no Parlamento Europeu (PE) e adianta que a função é contribuírem para construção da Europa. 02h32m47: Vítor Martins afirma que integração europeia não pode ser realizada unicamente pelo Governo e adiante que é um projeto em que todos têm de intervir. 02h36m07: Arroja diz que debate europeu não tem abrangido todos os sectores da vida portuguesa e sublinha que discussão não chega ao cidadão comum; refere estar convencido que portugueses se oporiam a muitos dos projetos em curso se estivessem bem informados; Pintassilgo lembra que à exceção de Dinamarca e Reino Unido, maioria dos cidadãos europeus apoiam projeto europeu de união política; Martins lembra que Portugal está na CEE há 3 anos e meio e acrescenta que é natural que cidadãos portugueses não estejam bem informados sobre questões europeias; Arroja reconhece importância de ajuda financeira europeia para o nosso país mas questiona que seja possível que algum país se desenvolva com base em ajuda externa. 02h51m33: Pintasilgo sublinha que Portugal faz parte da Europa e da mentalidade europeia, quer esteja ou não na CEE; Martins diz que Arroja tem visão redutora sobre Comunidade Europeia; Pintassilgo afirma que CEE sem união monetária não passa de simbolismo e não tem eficácia real; Arroja diz que Portugal já foi líder da civilização europeia, no século XV, sem precisar de fundos europeus; Martins diz que Portugal não está na Comunidade Europeia como pedinte mas com estatuto de dignidade e participando na construção de uma Europa unida e admite necessidade de alguma transferência de soberania.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .