Estropiados de guerra

00:25:57

Depoimentos de ex-combatentes da Guerra Colonial, em África: o choque da ida, o dia dos ferimentos e as dificuldades no regresso a Portugal.

  • Nome do Programa: Estropiados de guerra
  • Nome da série: PORTUGALMENTE
  • Locais: Portugal
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Soldados, no mato e em hospitais, dizendo "Adeus até ao meu regresso". 02m58: Depoimento de deficiente de guerra, falando na infância em África e do começo da guerra, tendo mais tarde participado nela. 04m14: Imagens de Arquivo em que soldados sobem para o navio que os irá levar a África, com som de familiares que se despedem dos mesmos. 04m22: Outro deficiente fala da sua vida normal antes da guerra, tendo-se oferecido para os Comandos pensando que assim sairia mais cedo. 05m06: Novamente as imagens de arquivo, com embarque das tropas. 05m12: Depoimento em que ex-combatente, fala do emprego que já tinha, pensando que voltaria de África sem problemas. 06m11: Imagens de arquivo de embarque das tropas, intercaladas com: depoimento de ex-combatente, que trabalhava numa indústria têxtil, tendo sido mobilizado para Moçambique; depoimento de ex-combatente, de Estremoz, que quando foi mobilizado já tinha mulher e dois filhos, tendo sido um choque. Seguiu para a Guiné. 08m39: Discurso de Vasco Garin, nas Nações Unidas, em que são defendidos os pontos de vista portugueses e são mostradas fotografias de chacinas a colonos brancos em Angola. 09m35: Continuação de depoimento de um deficiente, referindo o seu acidente em que pisou uma mina, tendo ficado sem perna; com a Torre de Belém ao fundo, diz que esta simboliza o começo e o fim do Império de onde ele e os colegas saíram com valentia. 12m12: Imagens de guerra com colonos brancos chacinados em Angola. 12m20: Ex-combatente fala do seu percurso e de como foi ferido tendo ficado tetraplégico. O regresso foi feito durante a noite, para a opinião pública não ter noção da realidade. 14m12: Imagens de guerra com colonos brancos chacinados, intercaladas com depoimento de ex-combatente, em Moçambique, ferido por uma mina anti-carro, tendo perdido uma vista e as pernas; ex-combatente ferido por uma mina. 19m03: Continuação de depoimento, fala da tristeza do dia de embarque para África e do dia em que foi ferido. 21m37: Imagens de Arquivo, mostrando evacuação das famílias europeias. 22m08: Entrevistados, falam das limitações com que ficaram, depois da guerra. Imagem final, vendo-se três deles caminhando, afastando-se da câmara.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .