Estremoz, Cidade Real

00:25:00

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à cidade alentejana de Estremoz, ao seu património arquitetónico e às figuras ilustres, sendo conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, o chamado Mármore de Estremoz.

  • Nome do Programa: Estremoz, Cidade Real
  • Nome da série: A Alma e a Gente IX
  • Locais: Estremoz
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Porta de Santa Catarina, uma das 5 portas da cidade de Estremoz feitas nas muralhas que a envolviam devido à Guerra da Restauração; muralha antiga medieval mandada construir por Dom Afonso III, panorâmica desta cidade-fortaleza; vista geral da cidade e casario; pedreiras de mármore, destaque para os blocos de mármore branco numerados; relato histórico da cidade. 07m02: Armas municipais esculpidas em monumento; paisagem natural; pedreiras, panorâmica da cidade, vinhas e vinhedos que ocupam grande parte do solo cultivado, alto da colina, ruas e ruelas, Castelo de Estremoz, destaque para a Torre de Menagem "de três coroas" (que se supõe ter sido obra de três reinados - Dom Afonso IV, Dom Pedro e Dom Fernando), a zona alta do castelo que engloba: exterior do Paço Real, Igreja, Capela e Armaria; referência à atribuição de foral em 1258 por Dom Afonso III, criando a vila. 13m22: Exterior do primeiro edifício dos Paços do Concelho (Câmara Municipal) com brasão das armas municipais; exterior da Pousada Rainha Santa Isabel (antigo palácio onde a mesma faleceu a 4 de Julho de 1336); retrato a óleo retratando o falecimento da Rainha Santa Isabel; exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, onde a Rainha Santa Isabel foi sepultada por sua ordem testamentária. 17m34: Interior da Capela Rainha Santa Isabel, de uma só nave de planta retângular, sendo o seu alçado interior revestido de painéis de azulejos do século XVIII que ilustram cenas da vida de Santa Isabel e o altar exibe obras de cantaria artística em mármores das regiões de Estremoz, por detrás da tribuna do altar existe um pequeno espaço que, segundo a tradição, terá sido o local do leito de morte da Rainha Santa Isabel, figura de grande devoção por toda a caridade que fez ao longo da vida. 19m05: Ilustração que retrata a Rainha Santa Isabel a cavalo no campo de batalha a evitar o combate entre Dom Dinis e o seu filho, Afonso IV, referência e gravura sobre guerra civil contra Dom Dinis; vistas da cidade de Santarém, onde Dom Dinis é vencido; Conjunto Monumental da Alcáçova de Estremoz com o exterior da Pousada, Torre de Menagem das Três Coroas, juntamente com o edifício trecentista dos Paços do Concelho. 21m57: Referência aos vários milagres atribuídos à Rainha Santa Isabel sendo o mais emblemático o Milagre das Rosas, ilustração sobre este tema; retrato a óleo desta rainha e relato de outra lenda a ela ligada. 23m55: Exterior da Igreja do Convento de São Francisco, Monumento Nacional, fundado na primeira metade do século XIII, com fachada de estilo rococó e onde estão sepultadas algumas figuras ilustres da História Portuguesa, interior com altar em talha dourada, exterior da Pousada Rainha Santa Isabel, unidade de luxo, sediada no antigo Paço Real, interior com móveis de estilo e peças de arte de vários autores portugueses.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .