Entrevista a Vitorino Nemésio II

00:16:00

Segundo dum conjunto de três programas. Continuação da entrevista a Vitorino Nemésio, em que o escritor nos fala sobre as suas influências literárias e políticas, os tempos que passou como professor nas Universidades de Montpellier e Bruxelas, a importância da cultura francófona na sua obra, o regresso a Lisboa para ensinar na Faculdade de Letras, e a sua ida para o Rio de Janeiro. É importante referir que deste programa apenas sobreviveram em arquivo excertos da entrevista ao escritor, alguns deles incompletos ou sem som.

  • Nome do Programa: Entrevista a Vitorino Nemésio II
  • Nome da série: O Livro à Procura do Leitor
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Vitorino Nemésio
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Interior da casa de Vitorino Nemésio: peças decorativas e esculturas em barro, escrivaninha, bengalas, livros em prateleiras; Vitorino Nemésio a arrumar livros e a escrever. Declarações sobre o republicanismo e a influência do grupo fundador da revista "Seara Nova" na formação das suas ideologias políticas e as relações de amizade com António Sérgio, escritor e colaborador na revista "Seara Nova", intercaladas com fotografia de António Sérgio. Vitorino Nemésio falas sobre a conclusão da licenciatura em Lisboa, a ida para a Universidade de Montpellier, em França, como professor, e a influência do modernismo francês na sua obra. Vitorino Nemésio fala sobre a sua actividade de professor na Universidade de Bruxelas, a cultura belga, o desinteresse dos estrangeiros pela cultura portuguesa e a sua aluna belga Andrée Crabbé, esposa do poeta Miguel Torga; intercaladas com imagens de Bruxelas. Vitorino Nemésio fala sobre a sua carreira como professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e no Brasil a amizade que estabeleceu com escritores brasileiros; intercalados com imagens do Rio de Janeiro: baía de Guanabara e Pão de Açúcar.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .