Entrevista a Vítor Constâncio

00:14:52

Intervenção, em directo de Roma, do jornalista Fernando Balsinha, sobre a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Europeia e, em estúdio, o jornalista José Eduardo Moniz entrevista Vítor Constâncio, ex-Secretário-Geral do Partido Socialista (PS) e atual consultor do Banco de Portugal, sobre a recandidatura de Mário Soares à Presidência da República, a vida interna no PS e a adesão de Portugal ao Sistema Monetário Europeu.

  • Nome do Programa: JORNAL DE SÁBADO
  • Nome da série: JORNAL DE SÁBADO
  • Locais: Roma, Lisboa
  • Personalidades: José Eduardo Moniz, Vítor Constâncio, Mário Soares, Aníbal Cavaco Silva, Jorge Sampaio
  • Temas: Economia e Finanças, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Fernando Balsinha
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Balsinha afirma que a ajuda financeira da Comunidade Europeia à União Soviética, apesar de ser um dos temas da Cimeira extraordinária não é um dos assuntos fundamentais em discussão; José Eduardo Moniz apresenta o convidado; Constâncio afirma que abandonou a liderança do PS, há dois anos, para que o partido pudesse clarificar as relações com Mário Soares, Presidente da República; lembra que durante a sua liderança houve algumas ingerências de Soares na vida interna do PS; sublinha que não confunde razões pessoais com razões políticas justificando, assim, o apoio à recandidatura de Soares à Presidência da República; diz que 1991 pode ser o ano da reconfirmação dos resultados que o PS obteve nas últimas Autárquicas. 16m40: Constâncio desvaloriza as sondagens que dão mais popularidade a Cavaco Silva , Primeiro-Ministro e Presidente do PSD, do que a Jorge Sampaio, Secretário-Geral do PS; defende que o único aspeto da Constituição que poderá precisar de ser revisto é o que respeita ao sistema político; garante que deixou a política ativa e que a sua vida está inteiramente dedicada a assuntos económicos; afirma que não está disposto a voltar à política ativa; sobre a adesão de Portugal ao Sistema Monetário Europeu em 1991, Constâncio diz que mostra o seu acordo mas sublinha que tal adesão está dependente do comportamento da inflação no nosso país.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .