Entrevista a Víctor Sá Machado, Paulo Marques e François Martins

00:11:56

Jornalista Manuela Moura Guedes entrevista Víctor Sá Machado, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Marques, analista político internacional, e François Martins, sub-director do Instituto de Defesa Nacional, na qual relacionam o conflito entre as forças aliadas, chefiadas pelos Estados Unidos da América (EUA), e o Iraque após a invasão deste país ao Koweit, com a conjuntura política da região do Médio Oriente e do mundo árabe.

  • Nome do Programa: JORNAL DAS NOVE
  • Nome da série: JORNAL DAS NOVE
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Victor de Sá Machado, Paulo Marques, François Martins, Manuela Moura Guedes
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Víctor Sá Machado diz que uma conferência internacional de paz será importante para a resolução do conflito e justifica a intenção de Saddam Hussein, Presidente do Iraque, de partir para a guerra com o facto de se querer tornar um dirigente do mundo árabe. Paulo Marques refere ser falsa a justificação de Saddam Hussein na qual afirmara ter invadido o Koweit pela causa da Palestina, cujo conflito com Israel é um dos maiores focos de instabilidade no Médio Oriente. Víctor Sá Machado afirma que é "mais fácil ganhar a paz do que a guerra (no Médio Oriente)". Paulo Marques considera que as forças aliadas deverão ganhar a guerra, perspectiva a saída de Saddam Hussein do poder no Iraque e acha justificada a acção dos Estados Unidos da América (EUA) de protegerem as reservas de petróleo no Koweit e Arábia Saudita. François Martins realça a importância do diálogo diplomático no Médio Oriente onde surgem correntes de fundamentalismo islâmico contra os países ocidentais; e Víctor Sá Machado alerta para a necessidade de se evitar a criação de um "vazio de poder" após a saída de Saddam Hussein. Paulo Marques analisa a tendência dos países árabes de serem governados por ditaduras, o que dificulta o diálogo entre eles e com os países ocidentais.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .