Entrevista a Natália Correia e a José Mattoso

00:12:27

Judite Sousa entrevista Natália Correia, escritora, e a José Mattoso, historiador, sobre a Restauração da Independência em Portugal e implicações culturais entre Portugal e Espanha resultantes do período de soberania conjunta.

  • Nome do Programa: JORNAL DE SÁBADO
  • Nome da série: JORNAL DE SÁBADO
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Natália Correia, José Mattoso, Judite Sousa
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Natália Correia afirma que a independência faz parte da identidade cultural de um povo, chamando a atenção para a defesa da soberania nacional em termos históricos e atuais, no quadro da integração de Portugal na CEE; José Mattoso justifica a afirmação de Luís de Camões de que os portugueses seriam todos espanhóis, devido à semelhança cultural entre os povos, algo considerado consensual no final do século XVI; concorda com Natália Correia ao nível da noção de iberismo apenas como união cultural e não política entre Portugal e Espanha. 50m10: Natália Correia alerta para o perigo de um povo perder a sua soberania caso faça demasiadas concessões a nível de política internacional, considerando a homogeneização política proposta pela CEE como perigosa; Mattoso defende existência de pluralismo cultural para que as identidades entre povos não se confundam, apelando ao diálogo cultural de Portugal com Espanha nesse sentido; reconhece que o historial de invasões militares espanholas em território português pode-se constituir como entrave ao diálogo cultural; Natália Correia refere exemplos de autores portugueses que optaram por escrever em língua espanhola, o que atesta a aproximação cultural entre os povos; Mattoso reconhece que a imagem histórica do período de domínio filipino em Portugal poderá estar deturpada por sentimentos nacionalistas.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .