Entrevista a Hermínio Martinho – Parte II

00:31:02

Segunda parte da entrevista conduzida pelos jornalistas Henrique Garcia e José Teles a Hermínio Martinho, Presidente do Partido Renovador Democrático (PRD), sobre o acordo realizado entre o PS e o PRD no que respeita a razões de origem, exigências e relações partidárias, e a opinião do entrevistado sobre o processo dos presos políticos da organização terrorista FP25, o caso Cadilhe, e as situações de corrupção apontadas ao Governo, face aos ideais morais do seu Partido.

  • Nome do Programa: Entrevista a Hermínio Martinho
  • Nome da série: 1ª Página
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique Garcia, José Teles, Hermínio Martinho
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Henrique Garcia e José Teles. Produção: Teresa Claro. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Jornalista Henrique Garcia solicita o comentário sobre o processo discutido em Assembleia acerca dos presos políticos da organização terrorista FP25; 29m45: Hermínio Martinho desconhece o conteúdo, mostra-se solidário com Otelo Saraiva de Carvalho, líder da FP-25, pela sua luta pela liberdade mas vinca a confiança nos tribunais decisores; oposição a qualquer organização terrorista e necessidade de análise profunda da questão para se poder pronunciar. 32m21: Desmistificação do número de militares a trabalhar no partido; 33m04: José Telles pede a opinião sobre alguns inquéritos no Parlamento nomeadamente o caso Cadilhe; 33m48: Hermínio Martinho pede a possibilidade e dimensão para atuar e declara-se atacado em vários sectores da vida privada; crítica ao PSD no incumprimento das promessas feitas; necessidade de força e poder dada ao PRD no governo de Ramalho Eanes; 37m26: associação do caso Cadilhe a uma lacuna na lei que protege os grandes proprietários, acusação de não legislação após a deteção do erro e atuação em benefício próprio. 39m03: Caso dos administradores hospitalares e do Hospital São Francisco Xavier como dois casos evitáveis se o PRD fosse ouvido e que resultam de ações corruptivas do governo socialista de Mário Soares, Presidente da República; 41m24: alerta para o incumprimento das promessas feitas pelo PSD, situação evitável caso fosse delegada nos renovadores o poder para intervir. 45m26: Estímulo do consumo pelo governo de Cavaco Silva, Primeiro-Ministro; adesão à CEE e má gestão de fundos europeus; falta de apoios governamentais à agricultura inexistente caso o PRD estivesse em ação; defesa da privatização da Companhia das Lezírias com mecanismos de financiamento próprios. 53m13: Crença de que os eleitores são conscientes do seu engano nas eleições de 19 de Julho; assunção dos erros do partido e da fuga maioritária de eleitores para o PSD; 55m54: comentário positivo face à atuação política de Mário Soares enquanto Presidente da República, depois de resolvidos os comentários feitos por si em relação ao PRD; possibilidade de recandidatura Mário Soares e reeleição nas eleições presidenciais; idade como factor adjuvante de outra candidatura de Ramalho Eanes no futuro.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .