Entrevista a Eugénio da Fonseca

00:31:46

Jornalista Judite Sousa entrevista Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, sobre o agravamento da crise económica em Portugal e as suas consequências a nível social.

  • Nome do Programa: Entrevista a Eugénio da Fonseca
  • Nome da série: Grande Entrevista
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Eugénio da Fonseca, Judite Sousa
  • Temas: Economia e Finanças, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Rita Marrafa de Carvalho Produção: Teresa Claro Realização: Rogério Borges
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Temas abordados: combate à pobreza; subsídio de desemprego; dimensão da pobreza em Portugal; situação nas Pequenas e Médias Empresas; situações que chegam à Cáritas Portuguesa; pobres; complemento solidário para idosos; congelamento dos salários considerados normais e descida dos salários muito elevados; salários dos gestores; pressão junto das instituições de solidariedade social; pobreza envergonhada; redes sociais; responsabilidade social das empresas; encerramento de empresas na Região Norte; agravamento da crise; repartição da riqueza produzida. 21h06m51: (imagens nocturnas) imagens aceleradas de dentro de um automóvel em andamento; polícia e mulheres na rua; declarações de Vítor Mateus, Segurança do Supermercado Modelo de Entrecampos; caixotes do lixo cheios; declarações legendadas de um imigrante (com a cara não identificada); empregados do Supermercado Modelo de Entrecampos saem; homem abre caixotes do lixo e retira alimentos; declarações legendadas deste; homem caminha com um saco na mão; homem abre outro caixote do lixo e procura alimentos; movimento de rua; caixotes de papelão. Balneário de Alcântara em Lisboa: funcionários à porta do balneário; declarações de Rosa Conceição, Funcionária do Balneário de Alcântara; homem de costas a fumar sentado à porta do balneário; pessoas no interior do balneário; instalações; declarações de Vítor Cruz, Funcionário do Balneário de Alcântara; homem sai do balneário; roupa; mulher desce as escadas do balneário; homem de costas a pentear-se ao espelho. 21h20m59: (imagens nocturnas) declarações de um voluntário da Comunidade Vida e Paz numa carrinha em andamento; sem abrigo com sacos com alimentos; carrinha da Comunidade Vida e Paz; sem abrigo deitado no chão bebe de um copo de plástico; voluntários da Comunidade Vida e Paz distribuem alimentos; declarações legendadas de um sem abrigo. Declarações de Celestino Cunha, psicólogo da Comunidade Vida e Paz; Nélson Rodrigues e Florinda Marques, voluntários da Comunidade Vida e Paz; caixa com sacos com alimentos; mulheres com a cara não identificada com sacos de alimentos na mão.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .