Entrevista a Diogo Freitas do Amaral – Parte I

00:25:31

Primeira parte da entrevista conduzida pelos jornalistas Henrique Garcia e José Teles, a Diogo Freitas do Amaral, Presidente do CDS, sobre a recuperação do Partido, o Governo do PSD, e o exercício de democracia em Portugal.

  • Nome do Programa: Entrevista a Diogo Freitas do Amaral
  • Nome da série: 1ª Página
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique Garcia, José Teles, Diogo Freitas do Amaral
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Henrique Garcia. Produção: Teresa Claro. Realização: João Salvado.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Henrique Garcia traça um resumo da situação política nacional; o convidado do programa começa por esclarecer o problema de saúde que o afectou recentemente e que este não terá influência na sua atividade política; Freitas do Amaral refere a recuperação que o partido tem tido, com base em sondagens recentes, e demonstra a sua confiança para as eleições de 1991, tendo em conta a desilusão dos eleitores com o governo do PSD. 50m50: Freitas do Amaral considera falhada a estratégia do partido do Governo em aliciar autarcas que concorreram nas últimas eleições pelo CDS a concorrer, em 1991, pelo PSD, ressalvando o caso daqueles que como independentes concorreram pelo seu partido; critica o PSD pelos auxílios prometidos, e mesmo ameaças, aos presidentes de Câmaras Municipais, acusando desta forma o Governo de corrupção. 55m45: Freitas do Amaral define a estratégia para as eleições, que passa por ganhar mais Câmaras Municipais, e não apenas a de manter as que já têm; sobre o PSD aponta a dificuldade do partido em encontrar candidatos a alguns dos principais cargos da administração nacional; mostra o seu contentamento pelo trabalhado desempenhado pelo Secretário-geral do seu partido e sobre Lucas Pires, cabeça de lista do CDS às eleições europeias, esclarecendo que a sua campanha é também do partido, ainda que valorize as qualidades do deputado cabeça de lista, e demonstra confiança em melhores resultados comparativamente aos das eleições de 1987. 01h05m30: Freitas do Amaral explica que as dívidas contraídas pelo CDS na última campanha presidencial não foram um motivo determinante no seu regresso ao partido; critica o PSD pela expulsão do militante Carlos Macedo, na sequência das suas críticas à Ministra da Saúde, Leonor Beleza.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .