Entrevista a Cavaco Silva – Parte II

00:40:02

Segunda parte da entrevista conduzida pelos jornalistas António Amaral Pais, Carlos Cáceres Monteiro, do "O Jornal", Mário Bettencourt Resendes, do "Diário de Notícias", ao primeiro-ministro, Cavaco Silva, sobre questões de governação e de política nacional.

  • Nome do Programa: Entrevista a Cavaco Silva
  • Nome da série: Primeira Página
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: António Amaral Pais, Carlos Cáceres Monteiro, Mário Bettencourt Resendes, Aníbal Cavaco Silva
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Margarida Marante. Produção: Teresa Claro. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cavaco Silva sublinha que a atuação perante fraudes só pode ser tomada quando se está na posse de indícios claros, justifica a não recondução do Presidente da EPAL. Sobre a revisão constitucional aponta como chave essencial que o Partido Socialista a permita, sublinha a utilidade do cargo do Ministro da República para as Regiões Autónomas para a unidade nacional. Enumera o quadro de valores da sua atuação enquanto Primeiro-Ministro e tece considerações sobre a esquerda e a direita políticas, e o diálogo entre as duas facões. Cavaco Silva concorda com a questão levantada relativamente ao caos urbanístico em Portugal, e recorda que o seu Governo foi dos primeiros a preocupar-se com a questão do ambiente e relembra algumas medidas tomadas, assume o atraso em relação à Europa em múltiplos domínios, nomeadamente em relação à qualidade de vida, enumeras reformas que pretende serem tomadas, nomeadamente na agricultura, e que espera não encontrar entraves por parte da oposição, considera excessiva a presença do Estado nos meios de Comunicação Social, defende uma presença mínima do Estado na televisão para garantia de qualidade e identidade nacional, confirma o que disse em declarações, à imprensa americana, de que os Estados Unidos da América não estão a cumprir integralmente o acordo relativamente à Base das Lajes, nos Açores, reforça que Portugal não deixa de proteger os seus interesses, comenta assuntos de política externa, nomeadamente a visita oficial de José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola, a Portugal, e as relações com Espanha, assume não substituir o Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .