Entrevista a Cavaco Silva – Parte I

00:28:14

Primeira parte da entrevista conduzida pelos jornalistas Henrique Garcia e José Teles a Aníbal Cavaco Silva, Primeiro-Ministro e Presidente do PSD, sobre a política económica, a inflação, a lei das privatizações, e o desempenho do Governo do PSD durante esta legislatura.

  • Nome do Programa: Entrevista a Cavaco Silva
  • Nome da série: 1ª Página
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Henrique Garcia, José Teles, Aníbal Cavaco Silva
  • Temas: Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Henrique Garcia e José Teles. Produção: Teresa Claro. Realização: Manuel Tomás.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Cavaco Silva menciona a vista a Portugal do Rei de Espanha que está neste momento a decorrer, as boas relações entre os dois países, e que a questão do transporte de energia para Portugal não será abordada na visita; sobre a alta inflação contrapõe com o aumento do emprego para os jovens, o crescimento económico, e o pagamento em adiantado da dívida externa, conseguidos no seu governo; justifica o aumento da inflação com exemplos como o mau tempo que prejudicou a vitivinicultura; sobre o poder de compra, acredita poder continuar a aumentar o bem-estar dos cidadãos, e o aumento dos salários, e justifica a diminuição das concessões de crédito face à conjuntura económica nacional. 01h09m10: Primeiro-Ministro manifesta que pretende ser mais rápido com as privatizações mas que tem de respeitar a lei das privatizações, defendo que estas são primordiais para a integração europeia; nomeia algumas empresas em processo de privatização; 01h17m00: no que diz respeito à privatização da televisão aponta que a própria Constituição não permite que a televisão seja de propriedade privada, contudo após a Revisão Constitucional pretende abrir uma proposta de lei para a abertura da televisão à iniciativa privada; Cavaco Silva traça um perfil da imprensa portuguesa, na sua relação com a política, traçando um paralelismo com a imprensa britânica; defende que os jornais devem ser independentes dos partidos e que o PSD não exerce controlo sobre os órgãos de comunicação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .