Ensaio – I Parte

00:25:11

Primeira parte do programa sobre a aprendizagem motora e desportiva na infância e juventude; entrevista ao realizador Alfredo Tropa, autor do filme Pedro Só, que destaca as filmagens efectuadas em Múrias, concelho de Mirandela.

  • Nome do Programa: Ensaio
  • Nome da série: Ensaio
  • Personalidades: Alfredo Tropa
  • Temas: Artes e Cultura, Desporto
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Criança a caminhar de costas pela mão de adulto; crianças no jardim e a brincar em parque infantil; rapazes a jogar a bola no jardim; aula de natação: professora ensina o movimento dos braços dentro de água, crianças a nadar e na borda da piscina; crianças a andar e a aprender a andar de patins em recinto vedado; criança a aprender a andar de bicicleta auxiliado por rapaz; pormenores da bicicleta; raparigas em aula de equitação; aulas de ginástica infantil; estudantes a atravessar a rua e a caminhar com livros na mão. 09m21: Excerto das filmagens em exterior e interior com os actores António Montez, Adelaide João e Ermelinda Durte. 10m56: Declarações de Alfredo Tropa sobre a adaptação do romance "Pedro o Vagabundo" de Manuel Mendes por ter um bom argumento e baixo custo de produção, o interesse em recuperar os custos de produção com a exibição do filme. 15m07: O aparecimento de novos cineastas a partir do fim da década de 50 e início da década de 60, a fixação do cinema nacional em Lisboa, as filmagens de "Pedro Só" em Múrias, a importância do aspecto documental do filme. 20m10: A falta de compreensão dos habitantes de Múrias do que estava a acontecer durante as filmagens devido ao seu desconhecimento de cinema, a boa colaboração prestada pela população, o episódio em que populares deram esmola ao actor que representava um mendigo e o excesso de formalismo do filme, ilustrado com excerto de filmagem em taberna e fotografias de cena; fotografias de cena.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .