Empresa Sassetti

00:23:32

Programa sobre o processo de ocupação e autogestão da empresa de produção e venda de discos "Sassetti" situada em Lisboa, levado a cabo pelos seus trabalhadores a 4 março de 1975 e as dificuldades de viabilização do projeto.

  • Nome do Programa: Empresa Sassetti
  • Nome da série: Das Artes e Oficios
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Grupo de música ensaia num estúdio de gravação; trabalhadores observam máquinas de reprodução de fita magnética e fazem colagens de fita (gravação de áudio) e fabricam e embalam discos vinis; interior de loja de música; movimento de pessoas na rua Nova do Almada em Lisboa onde está situada a loja de discos "Sassetti". 33m39: Depoimentos dos representantes da comissão de trabalhadores da Sassetti sobre o mercado dos discos e a posição da empresa no negócio, o envolvimento de Francisco Reis Granadeiro na empresa, o contacto com a organização "Zip Zip" e as suas consequência para o funcionamento da empresa, referência à "Antologia da música europeia" e a constituição da "Sassetti: Sociedade Portuguesa de Música e Som, SARL" ilustrado com interior de fábrica de cortiça e respetivos trabalhadores a cortar e empilhar pedaços de cortiça, exemplares da "Antologia da música europeia: dos trovadores a Beethoven". 38m59: Membros da comissão referem o lucro da "venda de cultura" através dos discos de música clássica, a atividade capitalista de Francisco Reis Granadeiro, a vertente política de tendência para a esquerda associada à Sassetti; discos pendurados na parede e arrumados em prateleiras alternado com depoimentos dos produtores de música da empresa sobre os trabalhos que aceitam produzir; clientes na loja de discos da empresa. 44m38: Comissão de trabalhadores referem o valor da mercadoria, a utilização do penhor mercantil concedido pelo Banco Nacional Ultramarino, a divida do Grupo Sassetti à banca, a situação precária da empresa pós a Revolução de 25 de Abril de 1974, e o afastamento de Francisco Reis Granadeiro e a luta dos trabalhadores para manterem o emprego; produtor refere as possíveis soluções encontradas pelos trabalhadores e a intenção de liquidação. 48m21: Fabrico de discos vinis nas instalações da empresa; produtor faz referência ao controlo e autogestão por parte do trabalhadores vigente na empresa; grupo de música ensaia em estúdio de gravação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .