Embaixada ao Badur – Parte I

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Primeira parte do documentário apresentado por Paulo Varela Gomes sobre a evangelização levada a cabo pelos jesuítas e franciscanos em Goa, no século XVI.

  • Nome do Programa: EMBAIXADA AO BADUR
  • Nome da série: O MUNDO DE CÁ
  • Locais: Goa, Baçaim
  • Personalidades: Paulo Varela Gomes
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Camilo de Azevedo e Paulo Varela Gomes Apresentação: Paulo Varela Gomes Genérico: Camilo de Azevedo, Nicolau Tudela e Pedro Santos Produção: Radiotelevisão Portuguesa em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses Realização: Camilo Azevedo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Início com planos de água do mar da Índia; campos cultivados, em voz off, refere-se a aculturação entre os portugueses e indianos na época dos Descobrimentos e a evangelização levada a cabo pelos jesuítas; gravura com mapa de Bardez; vestígios dos portugueses; 3m39: Paulo Varela Gomes fala sobre a província de Bardez e a influência dos franciscanos nesta região; fachada da Igreja de Sagão com destaque para o zimbório entre as torres; 5m10: Exterior e pormenores arquitectónicos do interior da Igreja de S. Caetano de Velha Goa; o apresentador lê um excerto de passagem do livro com o sermão do padre teatino Arrizona et Spínola, sobre a atitude dos portugueses em relação aos indianos e explica pormenores de construção da Igreja e como os padres teatinos vieram para Goa; 9m03: Templo hindu de Ponda, com ritual a decorrer; vistas exteriores de templos e tanque das lavagens rituais defronte; 12m32: Mulheres indianas preparam fiadas de flores e folhas para os rituais hindus; crentes a entrar no templo de Mangueche, em Priol; torre poligonal com vestígios católicos na sua construção; cerimónia no exterior do templo que segue para o seu interior; em voz off, relata-se o fim da intolerância religiosa na Índia por parte dos portugueses; 15m39: Gravura que retrata o forte Agoada; vistas deste forte; Paulo Varela Gomes relata a história de Garcia de Sá e Joana de Noronha; 17m04: Palmeiras na praia de Baçaim; barco a ancorar e pessoas a entrar e sair da embarcação; movimento de rua e quotidiano em Baçaim; 18m33: Paisagem rural em Baçaim, em voz off, explicação da geografia de Goa para os portugueses; autocarros onde Paulo Varela Gomes é transportado; muralha do forte de Baçaim mandado edificar por Garcia de Sá, destaque para a inscrição numa placa que enuncia essa facto; 20m29: Gravura que retrata Baçaim, quotidiano da cidade; homens e mulheres de Baçaim no seu quotidiano; a ordenar as redes de pesca; a carregar canastas de peixe à cabeça; grande plano de rosto de indiana; 21m35: Vistas das ruínas de Baçaim; Paulo Varela Gomes passeia-se entre a vegetação; planos de indianos na actividade agrícola; mulher lavra a terra com enxada, em voz off, leitura da descrição de uma inglesa que passou em Baçaim no século XIX; ruínas de edifícios ocidentais; vestígios da passagem portuguesa; destaque para sepultura de Pêro Gonçalves e família e de outras pedras tumulares; indianos nas ruínas de Baçaim no seu quotidiano, em voz off, relato das vivências dos indianos no século XVIII; ruínas da fachada da Igreja dos Jesuítas, em Baçaim; 27m07: Paulo Varela Gomes, nas ditas ruínas, explica a estrutura da cidade de Baçaim e a sua arquitectura; 28m41: Negro 29m01: Paulo Varela Gomes relata a batalha naval na barra de Diu; vistas do que resta do forte de Diu, banhado pelo Oceano Indico; 30m37: Pôr-do-sol, de seguida arriba junto ao mar, em voz off, fala-se das lutas contra os turcos em Diu; forte de Diu com canhões nas ameias; vistas do forte a partir do mar; gravura que retrata Diu; 32m24: Vistas da fortaleza de Diu com indianos a passear; Paulo Varela Gomes explica esta construção; vistas da ilha de Diu, em voz off, relata-se a presença portuguesa naquela região; plano da Igreja de S. Paulo, pormenores dos ornamentos; vistas da cidade de Diu com movimento de rua e quotidiano dos seus habitantes; indianos fazem desfile a tocar instrumentos que precedem uma noiva durante a cerimónia da sua apresentação pública; destaque para as fachadas dos edifícios e casas de Diu com traços e vestígios portugueses e ingleses; 38m30: Paulo Varela Gomes explica uma batalha ocorrida em Deli e relata a história passada com o sultão de Badur; 40m25: Indianos numa embarcação de pesca tradicional; grande plano de rosto de indiano com turbante vermelho na cabeça; 41m33: Edifício de Mandu; indiano conduz uma junta de bois num trabalho rural; em voz off, lêem-se excertos dos escritos de Francisco de Sousa, jesuíta do século XVIII; Paulo Varela Gomes fala sobre as embaixadas portuguesas ao Badur e relata alguns factos históricos sobre a diplomacia portuguesa na época dos Descobrimentos; templo de Mandu e seus edifícios; vistas da cidade; excertos dos relatos do cronista Gaspar Correia sobre o mesmo assunto no livro "Lendas da India"; 46m32: Mulheres indianas com os seus saris passeiam nas ruas de Mandu; velho indiano com turbante ocre deitado no chão a fumar um cigarro; rapariga indiana com canasta de arroz à cabeça; movimento de rua em Mandu, indiana peneira cereais; Paulo Varela Gomes relata estória sobre uma oferenda do reino de Badur ao rei D. Manuel I, um rinoceronte que foi desenhado pelo artista holandês, Dürer; plano desse desenho; vacas puxam carroça que transporta família indiana; 48m31: Quotidiano de Mandu, edifícios da cidade e vistas do Palácio Navio; exterior e interior de mesquita contígua ao palácio; vistas das paisagens e terras para além de Badur, enquanto Paulo Varela Gomes relata história sobre Badur.

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