Em Português nos Entendemos – Parte III

00:16:46

Terceira parte do programa de promoção e divulgação da produção cultural em língua portuguesa, apresentado pelos jornalistas Carlos Pinto Coelho e Roseli Tardelli em simultâneo no Brasil da TV Cultura em São Paulo e em Portugal dos estúdios da RTP em Lisboa.

  • Nome do Programa: Em Português nos Entendemos
  • Nome da série: Em Português nos Entendemos
  • Locais: Portugal, Brasil, África, Europa
  • Personalidades: Carlos Pinto Coelho, Roseli Tardelli, Luís Filipe Sarmento, Nuno Mindelis, Natália Correia, Malangatana, Raúl Solnado, Manuel Cavaco
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria: Carlos Pinto Coelho. Apresentação: Carlos Pinto Coelho e Roseli Tardelli. Produção: José Poiares. Realização: António Carlos Rebesco.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Carlos Pinto Coelho apresenta os mais recentes livros editados no Brasil, reportagem de Luís Filipe Sarmento, fotografias antigas dos cafés brasileiros, declarações de clientes e funcionários de vários estabelecimentos e cafés no Brasil, Carlos Pinto Coelho conversa com Nuno Mindelis e são interrompidos por Natália Correia. Natália Correia afirma que não é proprietária mas "uma frequentadora" do Botequim em Lisboa, onde se realizam várias tertúlias e encontros, destaca a importância da tradição das tertúlias em Portugal e da tertúlia luso-brasileira, reflete sobre o enfraquecimento da relação luso-brasileira afirmando que Portugal "abre as suas fronteiras a qualquer individuo só porque pertence a um país-membro da comunidade (CEE), fecha-as a pessoas que falam a nossa língua. Isto é uma vergonha para nós! Isto é estreitamento da nossa cultura (...) sempre defendi uma comunidade euro, ibero, afro-americana (...) seremos uns pedinchões, pedintes de tostões que nos serão muito caros e fechamos as portas àqueles a quem devíamos abrir". Malangatana reage e responde às questões levantadas por Natália Correia que afirma "qualquer aldrabão desde que tenha nascido na Europa pode entrar aqui, e a isso eu sou rigorosamente contra. Eu defendo o universo lusófono, diz para a deixaram falar "aqui na televisão há a mania de mandar calar as pessoas e a mim ninguém me manda calar" e defende as tertúlias lusófonas. Manuel Cavaco toca piano e Raúl Solnado canta o "Fado do 31", acompanhado pelos convidados.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .