Em Defesa do Consumidor

00:22:48

Magazine semanal de informação sobre a segurança e a defesa do consumidor, promovido pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INDC), com destaque para a publicidade e a participação do fotógrafo Eduardo Gageiro.

  • Nome do Programa: Em Defesa do Consumidor
  • Nome da série: QUEM CALA CONSENTE
  • Personalidades: Eduardo Gageiro
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Simulação de venda e reclamação sobre a compra de chapéu de chuva; António Carrapiço, jurista do INDC, aconselha o consumidor a informar-se sobre os preços praticados para o produto que quer adquirir e que no caso de defeito deverá apresentar reclamação no estabelecimento onde comprou e pedir a sua troca ou a devolução do seu valor mediante a apresentação da fatura ou recibo de compra; imagens de arquivo do INDC em janela; interior de mercearia onde vendedor pesa em balança e embrulha queijo; balança e peso. 07m34: Fernando Jeremias, serviço de metrologia da Câmara Municipal de Lisboa, refere as responsabilidades do serviço, nomeadamente as medições nas transações comerciais e prestação de serviços em estabelecimentos comerciais, táxis e bombas de combustível, e demonstra métodos de medidas antigas; peso; taxímetro; Fernando Jeremias inspeciona taxímetro na presença de taxista; estação de serviço e mangueira de gasolina. 10m59: Cães urinam em sacas à porta de mercearia; queijos com moscas; vendedor ambulante de frutas; imagens de arquivo em janela do interior de loja de confeções e supermercado; descascador de batatas antigo. 13m13: Eduardo Gageiro conta que depois do pai lhe ter oferecido uma máquina fotográfica, quando tinha 12 anos, enviou as suas fotografias para o jornal "Diário de Notícias" e as mesmas foram publicadas na primeira página e reflete sobre a fotografia alternado com fotografias do mesmo. 14m41: Testes em varinhas mágicas, torradeiras e tomadas; Raúl Calado, publicitário, refere o início da indústria publicitária em Portugal, apelidando-a de indústria da ilusão, a partir de estúdio onde simula estar junto de pescador no rio Tejo; imagens de arquivo em janela; Carlos Santos e José, atores, participam em simulação de negócio enganador. 21m57: Ana Miranda, técnica do INDC, alerta para a necessidade de informação, união e defesa dos consumidores relativamente à publicidade e marketing.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .