Elvas, Cidade Museu

00:24:41

Programa apresentado por José Hermano Saraiva dedicado à cidade alentejana de Elvas, conhecida como uma Praça de Armas com uma ligação indestrutível à história da defesa da independência e dos valores nacionais, e ao seu património arquitetónico e cultural.

  • Nome do Programa: Elvas, Cidade Museu
  • Nome da série: A Alma e a Gente VI
  • Locais: Elvas
  • Personalidades: José Hermano Saraiva
  • Temas: Artes e Cultura, História
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autor: José Hermano Saraiva. Produtor: Diogo d’Almeida Costa. Realizador: Videofono.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Panorâmica do Forte de Santa Luzia, pormenores dos seus baluartes; pórtico de entrada encimado por brasão, exterior e interior; manequim fardado junto a canhão; historial da cidade de Elvas que devido à fronteira com Espanha foi sempre uma zona militar. 04m59: Interior do museu militar no Forte de Santa Luzia; armaduras militares, bestas, espadas, carabina; animação computorizada de militares a dispararem diversas armas; interior da Casa do Governador; destaque para escada interior constituída por várias nichos em paredes opostas de modo a facultar a subida até um ponto de vigia; vista panorâmica de Elvas e paisagem circundante; gravura para ilustrar a Batalha das Linhas de Elvas; vistas gerais em movimento da cidade de Elvas; padrão comemorativo desta batalha, edificado pouco tempo após a mesma, e inscrições; ilustração de guerra; Castelo de Elvas, de origem romana, casario, ruas típicas; mostra gastronómica com plano próximo de várias espécies de peixe fresco, travessa com o típico "Bacalhau Dourado", salada. 14m09: Fonte da Misericórdia; Praça da República, fachada da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, ruas da cidade, altos relevos em pedra de cavaleiros armados; vista panorâmica em movimento de Elvas emoldurada pelas muralhas; várias perspectivas do Aqueduto da Amoreira; Ponte de Nossa Senhora da Ajuda, antiga ponte parcialmente destruída, que ligava a Elvas a Olivença, e pouco a nova ponte sobre o Rio Guadiana; plano próximo de doces regionais, Sericaia e as ameixas; rotunda com escultura em homenagem aos combatentes da guerra colonial. 24m00: Bordados da região e de caixas decorativas com ameixas de Elvas; vista geral em movimento da cidade; muralha com pórticos de entrada na cidade; escultura de arte sacra.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .