E o Rio Corre

00:29:19

Programa dedicado à atividade piscatória no Rio Guadiana, em Alcoutim, e ao intercâmbio com a povoação fronteiriça de Sanlúcar de Guadiana, uma pesca artesanal com redes de emalhar e com trabucco no barco.

  • Nome do Programa: E o Rio Corre
  • Nome da série: Mar Limiar
  • Locais: Alcoutim
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Locução: Eládio Clímaco Realização: Ricardo Costa Produção: RTP
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Vista de Alcoutim, do rio Guadiana, do Castelo Velho, da povoação espanhola de Sanlúcar de Guadiana e do Castelo de Sanlúcar; muralha do Castelo Velho; pescador Emídio e esposa na embarcação "Maria Antonieta"; margens a partir do barco; pescador lança a rede de tresmalho e a âncora, lava as mãos, recolhe bidão de sinalização e rede com peixe, retira o peixe da rede e coloca-o num cesto de verga; pormenores da rede; mulher e pescador a remar. Mulher limpa a rede e rema; Emídio rema, lança a rede, recolhe a âncora e a rede com peixe, retira o peixe da rede; vista das margens do rio; remo; peixe na rede; peixe dentro de cesto de verga; à noite: mulher acende candeeiro dentro do barco e rema; Emídio rema e recolhe a rede; peixe na rede, no fundo do barco e no cesto; casal retira o cesto do barco; criança ajuda o pescador a meter peixe no cesto; Emídio pesa o peixe e, com a ajuda da mulher, transporta o cesto para casa retira o peixe do cesto, coloca-o em alguidares e pesa-o. Taberna: pescadores conversam, Ti Zé Altura fala da venda do peixe e da necessidade de cada barco ter um almocreve. Casal no barco com rede da colher; colocação da rede na água; Emídio atira pedras para a água (para aliviar a carga do barco), fixa as pegas da rede e iça-a; mulher retira o peixe da rede e escolhe-o; na taberna, Ti Zé Altura critica jovem pescador sobre a negligência para com a mãe; dentro de embarcação, pescadores pescam enguias à linha junto à margem; casal a pescar com rede da colher; pescador a escolher pedras; rede com peixe. Na taberna, pescadores conversam sobre a pesca; padre de Sanlúcar, acompanhado por pescadores, caminha para o barco, atravessa o rio para Alcoutim, sai do barco, dirige-se para a Igreja Matriz do Salvador de Alcoutim e celebra missa; fiéis assistem; populares no adro; pescador explica que foi buscar o padre a Sanlúcar para celebrar a missa porque não há padre na vila; Jesus Cristo Crucificado; fiéis a sair da igreja; vista de Sanlúcar; idosas a caminhar; barco no rio; homem a matar ovelha e sangue a escorrer; busto do médico João Dias; Ermida de Nossa Senhora da Conceição; quadro representando mulheres; idosa a costurar à porta; declarações sobre curandeiro de Alcoutim em off. Declarações de Júlio António Rosa, Presidente da Câmara Municipal sobre a sua nomeação, a abertura de caminhos para ligar os montes, o alargamento do nível de escolaridade ministrado na vila e a abertura da fronteira, ilustrado com vista de Alcoutim, casal de idosos e barco no rio; placas toponímicas de Sanlúcar, da Avenida de Portugal, da Plaza de Espanha e de Calvo Sotelo; guarda conversa com populares; homem à janela; cemitério de Alcoutim e pormenores da fachada; ovelha morta a sangrar; palavras de ordem comunistas nas paredes; rostos de crianças; declarações em off sobre a morte de militantes antifascistas; crianças a brincar às guerras.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .