E Depois dos Massacres? – Parte II

00:13:57

Segunda parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo, sobre os massacres e o genocídio de etnias no Ruanda, e o envio para o terreno de um conjunto de observadores da ONU, uma reportagem da jornalista Márcia Rodrigues.

  • Nome do Programa: E Depois dos Massacres
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Ruanda
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Márcia Rodrigues
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Márcia Rodrigues. Locução: Jorge Moreira. Produção e Realização: Olga Toscano.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Ruanda, coluna de refugiados de etnia Hutu de regresso ao Ruanda; refugiados com sacos às costas; mulheres e crianças; camiões para transporte de pessoas para as localidades de Abajya e Gitarama; entrevista a Roberto Quintero, diretor do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. 06m23: Elementos da Cruz Vermelha Internacional a fornecerem alimentos a refugiados; caixa com bolachas; entrevista a criança orfã ruandesa, que não sabe dos irmãos; Fernando Florêncio e outros observadores da ONU a inteirarem-se da situação num posto de receção a refugiados Hútus; declarações de Alexandre, Grão Mestre que denuncia a presença de responsáveis por massacres entre os refugiados regressados ao Ruanda. Declarações de um refugiado da etnia Tutsi que afirma estarem entre os refugiados recém chegados, responsáveis pelo massacre cometido contra a sua família alternado com planos próximos de um homem marcado com cicatrizes sofridas por catanadas; comuna com cadeia para prisioneiros da guerra civil; familiares a visitarem prisioneiros; celas com sobrelotação de presos; Fernando Florêncio com família de refugiados junto de casa cedida pelo governo do Ruanda; bebé a brincar no chão de terra batida. Declarações de Judite, Refugiada Hutu intercalado com planos de homens de etnia Tutsi a olharem para a refugiada Hutu. 11m05: Entrevista a Fernando Florêncio sobre a sua experiência como observador da ONU; campo de refugiados no Ruanda, com casas parcialmente destruídas que espelham os massacres aí cometidos, e palanque improvisado com bancada coberta de crânios humanos. Declarações de Sabimar Marc, Guarda da Igreja do Campo de Refugiados, que descreve o dia em que se deu o massacre cometido por milícias Tutsis contra os refugiados Hutus deste campo intercalado com imagens do interior das casas cheias de lixo e crânios humanos. 13m51: Entrevista com Monsenhor Caliste, Representante da Igreja Católica do Ruanda, sobre o papel da Igreja Católica na reconciliação das etnias Tutsis e Hutus; interior de uma igreja totalmente destruída e com vestígios dos massacres ali cometidos. 15m42: José Manuel Barata-Feyo entrevista em estúdio a jornalista Márcia Rodrigues.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .