Dramazine

00:30:00

Programa de informação e divulgação teatral de autoria e apresentação por Castro Guedes, com destaque para as peças de teatro que estão em cena nos vários teatros do país, com destaque para entrevista com José Martins, diretor do grupo de teatro "Noroeste", o teatro em Viana do Castelo.

  • Nome do Programa: Dramazine
  • Nome da série: Dramazine
  • Locais: Portugal, Viana do Castelo, Évora, Lisboa
  • Personalidades: Castro Guedes, José Martins, Alexandre Passos, Roberto Cordovani
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e Apresentação: Castro Guedes. Locução: Fátima Castro.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Viana do Castelo, Castro Guedes entrevista José Martins, sobre o projeto "Noroeste" que se integra na política de descentralização teatral, agora melhor compreendida pela sociedade civil que já considera um grupo de teatro como necessário ao desenvolvimento cultural local, o que se traduz em forte apoio autárquico, diálogo profícuo com grupos sociais como a comunidade escolar, entrosamento com a realidade onde se insere, Teatro Sá de Miranda, peça de teatro "Arraial, Arraial" do dramaturgo Jaime Salazar Sampaio, com encenação de José Martins, cenários e figurinos de Catarina Amaro, direção musical de Sérgio Echeverri, sendo a segunda peça apresentada pela companhia do Noroeste; excerto da peça, continuação da entrevista a José Martins sobre o objetivo da companhia em captar novos públicos, o que vem acontecendo desde o primeiro espetáculo, o qual atingiu a cifra de três mil e cem espectadores, maioritariamente jovens, com o segundo a ultrapassar os quatro mil, o que representa 5% da população do concelho, com a média por representação a passar de 103 para 113, grupo de teatro "Noroeste" inaugura atividade com "Amores de Dom Perlimplim e Belisa em Seu Jardim" de Federico Garcia Lorca, com encenação de José Martins, cenários e figurinos de Catarina Amaro e direção musical de Sérgio Echeverri, excerto com interpretações de Alberto Quaresma, Ana Branco, Armanda Santos, Gil Filipe, Vera Azevedo e Manuel Geraz, continuação da entrevista a José Martins sobre a colaboração que o Teatro do Noroeste mantém com os quatro grupos de teatro amador existentes na cidade, que além de problemas ao nível de instalações têm carências de apoio técnico, teórico e artístico e para quem se estão a preparar oficinas especializadas, grupos esses que por sua vez contribuíram com dezassete atores para a representação de "Arraial, Arraial", depoimento de Alexandre Passos, encenador e marionetista, sobre o espetáculo "Os Saltimbancos", de cujo guião é autor a partir de duas farsas e um texto religioso de anónimos medievais e que encenado por Gil Filipe, com cenários e figurinos de Catarina Amaro, se destina a ser apresentado pelo Teatro do Noroeste em itinerância, ao ar livre, dada a ausência de espaços teatrais na região do Minho, continuação da entrevista sobre os projetos futuros do Teatro do Noroeste, visando por um lado a consolidação do projeto e o prosseguir na captação de novos públicos e, por outro, mais a prazo, o estabelecimento de relações com a rica atividade teatral de grupos profissionais e semiprofissionais da Galiza, com os quais se pretende estabelecer intercâmbio cultural, espetáculo infantil "O Ladrão do Tempo" de José Jorge Letria, encenação de José Martins, cenários e figurinos de Catarina Amaro e direção musical de Sérgio Echeverri, é a mais recente produção do Teatro do Noroeste, excerto da peça de teatro infantil. Évora, comemorações do 100º aniversário do Teatro Garcia de Resende, obra financiada pelo casal Barahona e do engenheiro Adriano Monteiro, tendo sido recuperado para a atividade teatral em 1975 pelo Centro Cultural de Évora, dirigido pelo encenador Mário Barradas, fachada principal do teatro na atualidade, fotografias da fase de construção, no meio das quais uma do casal Barahona, de outra que mostra a fachada principal original, ainda de outra com cerca de vinte pessoas sentadas, onde se distingue ao centro Mário Barradas, Cendrev - Centro Dramático de Évora, apresenta a peça "As Manias da Vilegiatura" do dramaturgo italiano Carlo Goldoni, com encenação de Fernando Mora Ramos, excerto da peça. Lisboa, fotografias de cena, cartaz e excerto curto e sem som da peça "A Gaivota" pelo Grupo Teatro Hoje no Teatro da Graça, desenho-retrato de Shakespeare alusivo à peça "Macbeth" de que é autor, peça em cena no Palco Oriental, ao Beato, excertos curtos e sem som da comédia "O Marido Vai à Caça" no Teatro Aberto, dos café-teatro "2º Festival da Otite" na Comuna e "No Sofá Cama Com" no bar Pintado de Fresco, excertos curtos e sem som das revistas "Fomos a Votos!" no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, "Passa Por Mim No Rossio" no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, "Revista à Vista" no Cine-Teatro Odéon, em Lisboa, das comédias "Quem Muda A Fralda À Menina" no Teatro Villaret, "A Criada É Fixe" no Teatro Municipal Maria Matos, plateia deste Teatro repleta de crianças, vendo-se uma professora a escrever, fachada do lisboeta Teatro da Trindade, peças para crianças "Piquenique na Floresta" pelo TIL - Teatro Infantil de Lisboa no Teatro do Calvário, "Sopa e Coisas Selvagens" pelo grupo Os Papa Léguas, na sede do grupo, a Benfica e "Ícaro" na Casa da Comédia, anúncio luminoso do Teatro Ibérico onde decorre "Sopinhas de Mel", fachada do Cinearte, onde é exibido "O Rei dos Sonos", Cinearte, peça "Olhares de Perfil o Mito de Greta Garbo" de Roberto Cordovani e Alejandra Guibert, pelo grupo de teatro Arte Livre do Brasil, Roberto Cordovani, ator e encenador, maquilha-se no camarim e sobreposição de fotografia de Greta Garbo no rosto do ator, com comentários off de Roberto Cordovani sobre a peça que reflete a ambiguidade do ser humano, "dos amores platónicos, dos medos e da problemática das imagens nas relações".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .