Dramazine
Programa de informação e divulgação teatral de autoria e apresentação por Castro Guedes, com destaque para as peças de teatro que estão em cena nos vários teatros do país.
Resumo Analítico
Lisboa, Chapitô reposição da peça "A História do Tigre", de Dario Fo, dramaturgo e encenação de Filipe Crawford, integrada no evento Operação Meia Preta, Filipe Crawford, ator em cena, com máscara, em monólogo, a RTP 2 transmite episódios da série televisiva "The Wars of the Roses" ou "A Guerra das Rosas, uma sequência de sete peças históricas de William Shakespeare gravada ao vivo no Grand Theatre Swansea, dedicado a Henrique V de Inglaterra, excerto do filme "The Wars of the Roses", estúdios da RTP, realização televisiva de "Ivanov", de Anton Tchékhon, do escritor russo, de Jorge Listopad, encenador com a participação dos membros do TUT - Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, exterior dos estúdios da RTP, carros estacionados, entrada nos fundos, écran luminoso avisando "Em Gravação" cenário de sala onde se preparam filmagens com vários técnicos em ação, entre eles Jorge Listopad, realizador conversa com a protagonista, Cristina Carvalhal, depoimento de Cristina Carvalhal, atriz que defende a necessidade de mais produções nacionais como aquela, sublinhando também a atualidade da peça, técnicas maquilham no camarim, depoimento de ator que representa o papel de Ivanov, no "gabinete" deste, o qual sublinha algumas particularidades desta realização, Listopad no meio de técnicos em ação, uma mesa de snooker com algumas bolas, os dois protagonistas numa pausa da representação, Cristina Carvalhal em palco, Jorge Listopad, que explica a opção por Tchékov e por esta peça em particular, sala equipada com mesas de mistura e écrans, depoimento de Jorge Listopad, revelando que as imperfeições que na sua opinião ela contém são um desafio ao encenador, detalha o modo como a adaptou e a modernizou, justifica a escolha de um elenco maioritariamente jovem, no cenário "gabinete" de Ivanov, preparativos de filmagens e realização destas, com técnicos e atores a trabalhar, salão nobre do Teatro da Trindade, abertura oficial do IIº Festival Internacional de Teatro, declarações de Pedro Santana Lopes, Secretário de Estado da Cultura, refere diferenças entre este II Festival e o do ano anterior, anuncia que a estrutura organizativa do FIT será a partir de agora permanente e com funcionamento autónomo tanto quanto possível, sentado ao centro da mesa que preside à cerimónia, com microfones e arranjo floral à sua frente, Santana Lopes lê um discurso, personalidades presentes e fazendo parte da mesa, José Carlos Barros, cenógrafo e diretor do Teatro da Trindade, Agustina Bessa-Luís, escritora e diretora do Teatro Nacional D. Maria II, António Lagarto, cenógrafo e diretor do presente Festival, programação do FIT - Festival Internacional de Teatro, depoimento de Mário Rocha, informa sobre os espetáculos do festival "Ratvale Bijava - Bodas de Sangue" pelo Roma - Theater Pralipe, no Teatro da Trindade, e "Chant du bouc" pelo Théâtre du Radeau, no Teatro Municipal S, Luís, a Cristina Peres, jornalista convidada fala acerca da adaptação da "Ilíada" de Homero levada à cena pelos italianos do Teatro del Carretto, encenação de Maria Grazia Cipriani e apresentada em Coimbra no Teatro Académico de Gil Vicente e no lisboeta Teatro da Trindade. Excerto da peça de teatro "Grande Trabalho É Viver", no Cinema Carlos Manuel em Sintra, excertos de "Arraial, Arraial" no Teatro Municipal Sá de Miranda em Viana do Castelo e de "A Pulga", com Paula Sá Nogueira, Miguel Meneses e Leonor Alcácer, atores, no Clube Estefânia em Lisboa, excerto curto de "Passa por Mim no Rossio" no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, excertos de "Fomos a Votos!", com Rosa do Canto, Carlos Miguel, Vera Mónica, Fernando Mendes e Lena Coelho, atores, no Teatro Sá da Bandeira no Porto e do "2º Festival da Otite" na Comuna em Lisboa, excertos de três peças, com raiz em Gil Vicente, na capital, "O Auto da Barca do Inferno" pelo grupo Persona no Mosteiro dos Jerónimos, "O Pranto de Maria Parda", monólogo de Maria do Céu Guerra, atriz que também se destaca em "Uma Floresta de Enganos", colagem de textos vicentinos realizada por Hélder Costa, ambos por A Barraca e no Cinearte, capas dos Cadernos Vicente, coleção de dez obras de Gil Vicente dirigida pelo Professor Osório Mateus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Edição Quimera, capas dos dez cadernos, "Inverno e Verão", "Físicos", "Frágua", "Sepultura", "Duardos", "Tempos", "Velho", "Rubena", "Miserere" e "Inês", Museu Nacional do Teatro, declarações de Fernanda Montemor, atriz conta um episódio passado dias depois do 25 de Abril de 1974, em que havendo um corte demorado de luz durante a representação da peça "O Mar" de Edward Bond, já depois de Luzia Maria Martins, diretora do TEL - Teatro Estúdio de Lisboa ter anunciado o reembolso ou a troca de bilhetes, alguém se levantou da plateia e propôs que se continuasse à luz das velas.