Dramazine
Programa de informação e divulgação teatral de autoria e apresentação por Castro Guedes, com destaque para as peças de teatro que estão em cena nos vários teatros do país.
Resumo Analítico
Apresentação da obra do dramaturgo Augusto Sobral, que expõe o seu pensamento acerca da situação atual da dramaturgia portuguesa, Augusto Sobral, escritor sentado num sofá, com apresentação em off de dados biográficos, capa de coletânea de textos sobre o "Novíssimo Teatro Português", onde se inclui a sua peça "O Borrão", levado à cena pelo Grupo Cénico de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, capa do livro "Os Degraus", peça ainda por estrear em palco, fotografia do Júlio César, ator no papel de Almada Negreiros no espetáculo multimédia "Almada, Dia Claro" com encenação de Castro Guedes e exibido na Fundação Calouste Gulbenkian, fotografia a preto e branco, capas dos livros com as peças "Quem Matou Alfredo Mann", "Bela Calígula" e "Memórias de uma Mulher Fatal", declarações de Augusto Sobral, escritor, onde defende que a dramaturgia portuguesa existe, o que falha é a comunicação com o público. Lisboa, excertos da peça "O Professor de Piano" do dramaturgo Jaime Salazar Sampaio e encenação de Carlos Cabral que esteve em exibição no salão nobre do Teatro da Trindade, apresentação da obra do escritor e declarações suas sobre o teatro português, extrato da peça "O Professor de Piano" com as atrizes Elisabete Piecho e Eva Cabral em palco, capa do livro com as peças "Fernando (Talvez) Pessoa" e "O Sobrinho", capas dos livros "Árvores Verdes Árvores", "Conceição ou um Crime Perfeito", "Os Preços" e "Seis Peças", declarações de Jaime Salazar Sampaio, escritor, ironiza com o tempo que lhe dão para falar sobre teatro e em vez de falar sobre a crise teatral em Portugal, novo excerto de "O Professor de Piano", atores em cena Carlos Aurélio e Figueira Cid. Lisboa, Luísa Costa Gomes, escritora estreia-se como autora da peça de teatro "Nunca Nada de Ninguém" encenada também pela estreante, em Portugal, Ana Támen, atriz e encenadora, espetáculo exibido no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, capa do livro da peça. Lisboa e Setúbal, continuam as revistas "Passa por Mim no Rossio" no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, "Era uma Vez em... Setúbal" no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal e "Fomos s Votos!" no Teatro Maria Vitória, ao Parque Mayer, em Lisboa, excertos sem som de "Passa por Mim no Rossio", "Era uma Vez em... Setúbal" e "Fomos s Votos!", aqui identificando-se os atores Carlos Miguel, Vera Mónica e Fernando Mendes, Teatro a Comuna, espaço café-teatro o "II Festival da Otite" de Carlos Paulo, ator, e na sala principal "Má Sorte Ter Sido Puta" do dramaturgo inglês John Ford, contemporâneo de William Shakespeare, ambas as peças encenadas por João Mota, ator e encenador, extratos sem som do "II Festival da Otite", com os atores Rita Salema e Almeno Gonçalves, e de "Má Sorte Ter Sido Puta", identificando-se a atriz Rita Salema, com tradução e encenação do ator e encenador Armando Cortez o Teatro Villaret apresenta a comédia "Quem Muda a Fralda à Menina?" de Francisco Ors, escritor, excerto da peça com as seguintes atrizes em cena, sem som, Alexandra Pereira, Maria Henrique e Manuela Maria, declarações de Francisco Ors, em castelhano, afirmando que o público feminino sente-se compreendido e identificado com a peça, excerto da peça de teatro da comédia "Quem Muda a Fralda à Menina?", interpretações de Manuela Maria e Armando Cortez, Luís Esparteiro e Manuela Maria, Armando Cortez, Alexandra Pereira, Maria Henrique e Manuela Maria. Cartazes e excertos de peças de teatro. Barcelos, interior do Teatro Gil Vicente, conflito de interesses entre proprietários e concessionários do Teatro Gil Vicente, com a Câmara Municipal a recusar a verba pedida para o poder transformar num centro cultural, agravam a degradação do edifício e sugerem a intervenção do poder central, Teto com buracos, paredes em mau estado, madeiramento apodrecido, material diverso amontoado no chão encostado às paredes, luzes de aplique que esmorecem. Lamego, o Teatro Ribeiro da Conceição, hoje sob tutela da Câmara Municipal embora em parte propriedade dos herdeiros do comendador Ribeiro da Conceição, precisa de obras de recuperação, vista da cidade a partir do jardim envolvente do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, o jardim com os seus obeliscos, estátuas, escadarias e capelas, o Santuário visto de um dos lados e a sua frontaria, jardim e vista sobre a cidade, o Santuário ao fundo e a sua escadaria monumental, alameda fronteira à escadaria sem trânsito automóvel e com árvores e esplanadas na lateral, Sé de Lamego, casas de recorte antigo e Teatro Ribeiro da Conceição, antigo hospital da Misericórdia, no interior do Teatro, sala de espetáculos com plateia, frisas, camarotes e galerias, perfazendo cerca de mil lugares, teto decorado, pano de cena e palco, pormenores de decoração do teto e do pano de cena, teia e varanda de manobras sobre o palco em estado de degradação, plateia, fundo da sala de espetáculos, teto. Loures, no Teatro da Malaposta encontra-se uma exposição sobre os últimos quarenta anos do teatro alemão, painéis de fotografias a preto e branco e a cores de peças com atores representando, acompanhadas de textos, preenchem as paredes do espaço, pormenor de algumas fotografias, a acompanhar as imagens, um trecho de música concreta, a peça "Os Cavaleiros da Távola Redonda" do alemão Christoph Hein encenada por José Peixoto está em exibição no Teatro da Malaposta, cartaz da peça, excerto da peça com os atores, Marcantonio Del Carlo, Luís Alberto, Isabel Muñoz Cardoso, Rui Mendes, José Gomes, Jorge Silva, José Eduardo.