Douro, Setembro de 2000 – Parte II

00:27:15

Segunda parte do programa sobre a importância económica da tradição vinícola da Região Demarcada do Douro, a sua evolução ao longo do tempo e as potencialidades turísticas da região, uma reportagem da autoria do jornalista João Pacheco de Miranda.

  • Nome do Programa: Douro, Setembro de 2000
  • Nome da série: Grande Repórter
  • Locais: Região do Douro
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: João Pacheco de Miranda. Produção: Maria da Costa Lima.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Rancho Folclórico dança "A Dança das Vindimas"; decorrer das vindimas; trabalhadores a vindimar, recipientes de plástico cheios de uvas são carregados para trator; trabalhadores com camisolas da Quinta do Vale Meão a pisar as uvas no lagar. 33m24: Declarações de Gaspar Martins Pereira, historiador, sobre a história vinícola da região; vestígios de lagar romano em Pinhel; talha de armazenamento de vinho (reconstruida) num museu; vestígios de aldeia romana; iluminuras; vista geral de quinta, vinhas, uvas; gravura com barco a vapor junto ao Porto; fotografias sobre o Douro (P/B). 35m47: Declarações legendadas de Paul Duguid, Universidade de Berkley na Califórnia, sobre a importância do investimento feito pelos ingleses, no séc. XIX, no Douro e ainda sobre o Barrão Forrester; fotografias sobre o Douro, Marquês do Pombal (P/B); livro com a "Instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro". 37m35: Cenas ficcionadas do Marquês de Pombal e do castigo infligido aos taberneiros que se revoltaram em 1757. 39m05: Declarações de Gaspar Martins Pereira, sobre a legislação pombalina; vista geral de vinhas abandonadas; pintura com retrato de Dona Antónia Ferreira; portão de entrada e fachada do edifício da "Quinta do Valle do Meão", pertencente a Dona Antónia Adelaide Ferreira 1894. 40m41: Declarações de Francisco Javier Olazabal, trineto de Dona Antónia, sobre a importância da sua familiar afastada para a região; vista geral das vinhas e olival da Quinta do Vale Meão; fotografias de Dona Antónia (P/B) e do Barão de Forrester, gravuras dos mapas desenhados pelo mesmo. 43m23: Declarações legendadas de Paul Duguid, sobre o interesse do Barão de Forrester em defender os interesses portugueses; Pintura com o Barão de Forrester; gravuras da época. 44m43: Cena ficcionada do Barão de Forrester pintando o rio Douro; notícia de jornal anunciando o naufrágio e a morte do Barão de Forrester no ponto do Cachão; fotografias antigas. 45m11: Armazéns de Vinho do Porto, vinho em fermentação em lagares; declarações de Peter Symington, sobre as relações pessoais entre portugueses e ingleses alternadas com vinhas, uvas, quintas; fotografias antigas da família Symington; imagens de vinhas e uvas. 47m41: Prova de vinhos seguida de declarações de António Agrelos, enólogo da Quinta do Noval, sobre o respeito pela tradição duriense, por parte dos investidores estrangeiros; vista geral de adega com pipas de vários tamanhos; vinhas, uvas e vindima. 50m02: Declarações de Mário Joaquim Abreu Lima, produtor, sobre o problema da concorrência desleal com as grandes empresas; exterior e interior do Crédito Agrícola Mútuo. 51m47: Pausa para merenda dos trabalhadores à sombra de uma oliveira. 52m17: Declarações de Camilo Araújo Correia, médico, sobre os problemas com a mão-de-obra. 53m18: Monumento "Ao Trabalhador da Vinha" em Santa Marta de Penaguião; estação ferroviária da Régua; trânsito em estrada, mulher a estender roupa na varanda, barco rabelo com pipas no Rio Douro, vista movimento no rio com imagens das margens, vinhas. 54m19: Cálices de vinho do Porto, branco e tinto; escanção em atividade. 54m43: Declarações de João Nicolau de Almeida, enólogo, sobre o vinho de mesa do Douro, compara a um diamante, é preciso "lapidar".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .