Dom Carlos Ximenes Belo – Parte I

00:14:17

Primeira parte do programa apresentado pelo jornalista José Manuel Barata-Feyo sobre Dom Carlos Ximenes Belo, Bispo de Díli e Prémio Nobel da Paz, e sobre alguns dos acontecimentos mais marcantes dos últimos 21 anos no território de Timor-leste, ocupado pela Indonésia. Uma reportagem do jornalista britânico Max Stahl, autor da filmagem do massacre do Cemitério de Santa Cruz em Dili, no dia 12 de Novembro de 1991.

  • Nome do Programa: Dom Carlos Ximenes Belo
  • Nome da série: Enviado Especial
  • Locais: Timor-Leste
  • Personalidades: José Manuel Barata-Feyo, Max Stahl
  • Temas: História, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Manuel Barata-Feyo. Jornalista: Max Stahl. Locução: Jorge Moreira. Produção: Olga Toscano. Realização: Fátima Alves.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Grupo de populares pintam cartazes de protesto contra Indonésia; homem deitado no chão; Díli, imagens noturnas do Cemitério de Santa Cruz; Dom Ximenes Belo afirma que desde 1974 devem ter morrido mais de 250 mil timorenses; homens cantam em tétum; imagens de arquivo de homens a dormir no chão do Cemitério de Santa Cruz; Ximenes Belo diz que não vê nenhum sinal de otimismo ou de esperança no futuro e que as pessoas vivem num inferno (sonorizado); Igreja, cadáver de rapaz; mulher chora; velório; Bispo de Díli reza missa de corpo presente; populares assistem à eucaristia. 05m56: Homilia de Ximenes Belo nessa ocasião (sonorizado); populares em volta das janelas da igreja apedrejadas; populares recolhem pertences de prisioneiros seus amigos; declarações traduzidas de rapariga que diz pensar que os timorenses levados pelos militares indonésios devem estar mortos ou presos; manifestantes reclamam direito à autodeterminação e independência; barco militar atracado em porto. 08m37: Cemitério de Santa Cruz, manifestantes fogem debaixo de fogo de militares indonésios durante o massacre de 12 de Novembro de 1991, mulher esconde-se atrás de árvore e homens saltam sobre campas, timorense ferido é ajudado por outros, soldados da Indonésia, rapaz esfaqueado é ajudado por homem, feridos no cemitério, soldado desfere bastonadas. 09m28: Ximenes Belo fala sobre o número de feridos daquele massacre; soldados levam ferido. 10m00: Bispo de Díli conta que algumas das pessoas ainda estavam vivas e gritavam por Nossa Senhora quando os soldados indonésios receberam ordens para disparar; Santuário de Fátima, procissão das velas; Ximenes Belo na Capelinha das Aparições durante cerimónia; andor de Nossa Senhora de Fátima; Ximenes Belo durante procissão das velas; Porfírio, timorense ferido no Massacre de Santa Cruz, conta que o Bispo de Díli o escondeu em sua casa porque era procurado por soldados indonésios; mulheres timorenses com trajes tradicionais tocam instrumentos de precursão, em Fátima; Arnold Cohen, Conselheiro de Ximenes Belo no exterior, em declaração traduzida afirma que o Governo da Indonésia e alguns membros da Igreja de Timor espalham boatos sobre o Bispo de Díli; Ximenes Belo faz homilia no Santuário de Fátima; Bispo timorense durante procissão do Adeus à Virgem; Ximenes Belo reconhece que quando fala abertamente o Vaticano lhe aconselha moderação e não envolvimento em assuntos políticos, adianta que recusa ficar calado e aprovar tortura e espancamentos (sonorizado); timorenses nas suas atividades diárias, com banda sonora de canção, legendada, sobre situação naquele território; pastor com cabras; crianças pescam.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .