Disc Jockey e Boletineiro em Portugal

00:43:43

Programa de caráter sociocultural sobre questões relacionadas com as atividades das profissões de Disc Jockey (DJ) e do Boletineiro dos CTT em Lisboa.

  • Nome do Programa: Disc Jockey e Boletineiro em Portugal
  • Nome da série: IMPACTO
  • Locais: Lisboa
  • Temas: Sociedade, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Produtor: João Martins.
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Homem come refeição na rua; imagens diurnas e noturnas de trânsito e edifícios de habitação; polícia sinaleiro orienta o trânsito; horta nas imediações da cidade; imagens noturnas e diurnas de tráfego rodoviário e movimento de rua em várias zonas de Lisboa alternado com discos, gira discos e pessoas a dançar em pista de dança de discoteca. 07m54: Entrevista a José Bissan, DJ, sobre o seu percurso académico, o início da sua carreira como DJ, as funções e responsabilidades de um DJ, o ordenado mediante a zona de atividade e a diferença de salários entre os DJ's portugueses e os estrangeiros, ilustrado com pessoas a dançar na pista de dança de discoteca. 10m12: DJ feminina coloca música em discoteca e refere as profissões que exerceu antes de se tornar DJ, o estado civil e a posição do marido relativamente à sua atividade profissional afirmando que "estou aqui por autorização do meu marido", horário do trabalho, os salários praticados na profissão, a função do DJ na discoteca, a escola dos discos, as preferências e gostos musicais das pessoas alternado com entrevista a DJ (venezuelano) sobre a profissão, os salários praticados na profissão, a diferença entre os ordenados em Portugal e noutros países ao mesmo tempo que coloca música em discoteca e José Bissan refere a forma como os discos são escolhidos pelo proprietário do estabelecimento noturno e o DJ. 14m48: Entrevistas a José Bissan, a DJ feminina e a DJ venezuelano sobre a escassez de mulheres nesta profissão relativamente aos homens, a diferença de salários entre mulheres e homem, a música que passam nas discotecas e os gostos do público, o futuro da profissão, a afluência de públicos nos estabelecimentos noturnos e o volume de música alternado com DJ feminina coloca música em discoteca, luzes de estabelecimento noturno, discos, pessoas dançam na pista de dança. 21m25: Boletineiro, funcionário dos CTT que entrega telegramas porta a porta, sai de loja dos Correios, coloca capacete e anda de bicicleta; telégrafo em funcionamento; boletineiro anda de bicicleta pela cidade e toca na campainha de casa; interior da Central Telegráfica da Marconi e respetivas trabalhadoras a realizarem várias tarefas mediante o setor e telegramas com o símbolo dos CTT; boletineiro sai da loja dos Correias e circula na cidade em bicicleta na distribuição de telegramas. 28m35: Entrevista a boletineiros sobre a profissão e questões relacionadas com a atividade, a reação das pessoas aos telegramas, expetativas futuras, as habilitações mínimas exigidas pela atividade e os estudos e entrevista a José Barraca, chefe do serviço de segurança dos boletineiros, sobre as funções que desempenha junto dos boletineiros ilustrado com boletineiro a circular por Lisboa em bicicleta, estaciona o veículo e entrega telegrama. 40m19: Boletineiro circula por Lisboa em bicicleta e entrega telegramas em várias zonas alternado com José Barraca a indicar características das bicicletas utilizadas na profissão.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .