Dinheiro Vivo

00:34:53

Programa de economia apresentado pelo jornalista Paulo Fidalgo, entrevista a Clotilde Palma, assessora do Ministério das Finanças, sobre o IVA e o regime de isenção, entrevista a Paulo Lourenço, assessor do Ministério das Finanças, sobre a fiscalização aos contribuintes que não declaram e as respetivas coimas, entrevista com António Bernardo, consultor de Gestão, sobre o negócio da empresa "Avó Matilde", desafios e conselhos para o futuro, entrevista a Miguel Dias Costa, da empresa "Phimo - Avaliação", sobre o mercado imobiliário e a especulação e a valorização de algumas zonas para a compra de habitação, a importância do nível de acabamentos, descobrir as zonas em desenvolvimento e investir.

  • Nome do Programa: Dinheiro VivoI
  • Nome da série: Dinheiro Vivo I
  • Locais: Portugal
  • Personalidades: Paulo Fidalgo, Rosa Gonçalves, Luísa Costa Gomes, Clotilde Palma, Paulo Lourenço, António Bernardo, Miguel Dias Costa
  • Temas: Economia e Finanças, Política, Sociedade
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Autoria e apresentação: Paulo Fidalgo. Realização: Manuel Freire. Produção e realização: Rui Garção.
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Peça da jornalista Rosa Gonçalves, sobre a nova tarifa do IVA dos trabalhadores liberais a Recibo Verde, imagens de arquivo de fila numa repartição de finanças, mercado de frutas, legumes e talho, grafismo Iva quem paga em 1997, declarações de Isabel Simões Silva, florista, atendimento de contribuintes numa repartição de finanças, declarações de Emanuel Pereira, consultor fiscal BDO, declarações de Ferreira de Matos, presidente da União Comercial de Lisboa, Manuel Mendes, vendedor. Peça de Rosa Gonçalves, sobre o novo regime de IRS e IRC dos Trabalhadores Independentes, exterior da Direção Geral das Contribuições e Impostos, imagens do IRS Independentes, IRS Empregado em Nome Individual, IRS Isenções, fila no exterior e interior numa repartição de finanças, contribuintes com os impressos do IRS para entregar. Peça sobre uma empresa "Avó Matilde", de produção de batatas fritas, imagens de arquivo da venda de batatas fritas e línguas da sogra na praia do Norte, interior da fábrica de batatas fritas caseiras, declarações de Margarida Ferreira Neves, empresária, sobre o negócio, a dificuldade do empréstimo, embalagem das batatas, Margarida Neves tira a farda e trabalha no escritório, mulheres a trabalhar na linha de fabrico da batata frita, armazém com sacas de batatas vermelhas, embalagem em papel, exterior da fábrica e saída das carrinhas de distribuição da Avó Matilde. Gráfico com evolução do Mercado de Ações na passada semana. Peça sobre as potenciais zonas de especulação imobiliária em Lisboa, imagens de arquivo de prédios e interior de apartamentos, grafismo preço nas zonas de Odivelas, Algueirão e Mem Martins, Buraca, Matosinhos, Leça e Vila Nova de Gaia. Declarações da escritora Luísa Costa Gomes, sobre o desafio do programa "o que faria com mil contos".

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .