Dinamização Cultural e Ação Cívica do MFA

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Programa sobre a visita do grupo de teatro amador de Loures às freguesias de Salsas e de Aveleda, no distrito de Bragança, no âmbito da campanha "Maio-Nordeste" integrada nas Campanhas de Dinamização Cultural e Ação Cívica do Movimento das Forças Armadas (MFA).

  • Nome do Programa: Dinamização Cultural e Ação Cívica do MFA
  • Nome da série: Museu Aberto
  • Locais: Bragança
  • Temas: Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Preto e Branco
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3

Resumo Analítico

Plano em movimento de paisagens de montanhas a partir do interior de autocarro; pessoas entram no autocarro; cartazes alusivos ao MFA e "Inauguração da Estátua" colados no exterior do autocarro; cartazes alusivos ao MAF e à inauguração colados na traseira do autocarro; autocarros e automóvel em movimento em estrada alternado com placa indicativa da localização de Salsas. 03m59: Tanque com a palavra "Salsas"; chegada de comboio a vapor, da CP, na estação de Salsas; exterior de habitações em Salsas; mulher e criança espreitam para interior de habitação; criança com brinquedo à porta de habitação; homens, em cima tejadilho do autocarro, transferem objetos para o solo. 05m12: Primeiro-sargento do MFA conversa com idoso na mercearia; rosto e mãos do idoso com voz off de a explicar o objetivo da vinda do grupo de Teatro de Amadores de Loures a Salsas; pessoas durante os preparativos da montagem do palco e da peça alternado com barril; caixotes; plano ao nível dos pés de homem a varrer palco; caixas de garrafas servem de degraus de acesso ao palco; homem corta pedaço de madeira com recurso a serra de cortar; cartaz e autocolante alusivo ao MFA; homens executam tarefas durante os preparativos da peça; rosto de mulher, do grupo de teatro, enquanto passa a ferro; banda ensaia. 07m31: Pessoas sentam-se nas cadeiras que constituem a plateia; criança ao colo de mulher; bebé ao colo de mulher; rosto de criança; início da peça de teatro; plano das mãos de músicos a tocar acordeão e bateria; rosto do baterista e acordeonista com boinas; peça de teatro. 09m30: Rosto de idoso e idosa que assistem à peça; final da peça de teatro; cartazes alusivos ao MFA; homem fala sobre o preço da batata de semente e a importância da existência de um "espírito revolucionário de acordo com o Movimento da Forças Armadas (...) cada um de nós tem de intervir na solução dos nossos problemas e só com unidade. Não podemos mais deixar a solução dos nossos problemas entregue aos outros, ou até ao Estado (...) A unidade tem que se fazer através de cooperativas e de associações ou ligas de pequenos e médios agricultores"; rosto de homens, mulheres e crianças na plateia. 11m26: Idoso a fumar; pessoas no interior do espaço onde decorreu a peça de teatro e exterior de habitação, com voz off a explicar o conceito do "Museu Aberto", a peça de teatro do dramaturgo Jaime Salazar Sampaio que o grupo de teatro levou a Salsas, a vontade de captar a atmosfera e o ambiente vivido no que se refere à prática de agricultura. 12m04: Pessoas no início de travessia de ponte na aldeia de Aveleda; exterior de habitações e estruturas de madeira junto a caminho pedonal; movimento de pessoas em Aveleda; gado bovino encaminhado por pastora idosa e carrinha da GNR com bandeira representativa do MFA, com voz off a falar sobre a vida em Aveleda e as entrevistas realizadas, antes da peça de teatro, a habitantes da aldeia. 12m43: Declarações de mulher habitante da aldeia sobre as eleições presidenciais de 1958 "Fomos excluídos de ser beneficiários nesta povoação porque quando foi das eleições do senhor general Humberto Delgado, a povoação foi toda para o mesmo voto do senhor Humberto Delgado e o fascismo excluiu-nos de amigos (...) apesar de toda a gente trabalhar muito nesta povoação"; mulher pede ao senhor João sobre a quantia que povoação paga à Câmara Municipal de Bragança (CMB) para ter acesso a alguns benefícios como a eletrificação da aldeia; senhor João fala sobre a referida quantia paga, em 1972, à CMB e o fato de ainda não terem acesso á luz elétrica e os fontanários de água; declarações de habitantes sobre a quantia paga pela população e o fato de ainda não terem a solução resolvida alternado grupo de homens junto a objetos para a montagem; homem conduz trator junto a habitações; plano de pessoas, de costas, junto a habitações. 16m16: Mulher a ser pintada de palhaço durante preparação para a peça; declarações da referida mulher sobre a felicidade que sente por estar em Aveleda; mulher espalha creme pelo rosto e pescoço de homem durante preparação da peça; vista dos telhados das habitações e da plateia a assistir à peça de teatro que decorre em espaço público; plateia alternado com vista de árvores, habitações e montanhas e rostos de pessoas que assistem à peça com vozes off dos atores durante atuação na peça; plano, de costas, dos atores durante a peça. 19m00: Vista dos telhados e de árvores; pessoas assistem a intervenção de homens alternado com homem fala para a plateia sobre a questão da lavoura e os lucros provenientes da mesma, a situação dos lavradores e o papel dos intermediários; plano ao nível das pernas e tronco dos habitantes; Ponte de Aveleda sobre o rio Pepim; rio Pepim; exterior de habitações; homem desmente habitante da aldeia sobre a rejeição da batata e interage com outro habitante sobre a mesma questão e a importância da peça enquanto exemplo ilustrativo da importância da "união e das cooperativas" para a resolução dos problemas que afetam a agricultura; intervenção de habitante sobre a questão da batata e a posição dos habitantes relativamente às cooperativas porque "parte do povo não está compreensível" sobre o assunto. 23m02: Presunto no prato; plano ao nível de mãos a picar e a cortar enchidos sobre mesa; pessoas ao redor da mesa e mulher corta presunto durante festa de habitantes e membros do MFA.

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