Dia Mundial da Poesia

01:07:59

A jornalista Paula Moura Pinheiro conversa com José Carlos de Vasconcelos, o poeta que, de 1960 a 70, correu o país recitando poesia de intervenção, e Cristina Paiva, a actriz fundadora da Companhia de Teatro Andante, que percorre as escolas, as bibliotecas e as prisões dando espectáculos de poesia.

  • Nome do Programa: Dia Mundial da Poesia
  • Nome da série: CÂMARA CLARA V
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Paula Moura Pinheiro, José Carlos de Vasconcelos, Cristina Paiva
  • Temas: Artes e Cultura
  • Canal: RTP 2
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Paula Moura Pinheiro Produção: Fátima Barros Realização: Teotónio Bernardo
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

10h03m00: Excertos do poema "Inscrição sobre as ondas", inserido no livro "A secreta viagem" de David Mourão Ferreira; imagens fixas a preto e branco de David Mourão Ferreira, entre amigos; fotografias de David Mourão Ferreira, enquanto criança e adulto, acompanhadas de dados biográficos; imagens de arquivo de David Mourão Ferreira e da sua obra literária, alternadas com depoimentos de Vasco Graça Moura; manuscrito de David Mourão Ferreira. (Jornalista: Inês Fonseca Santos) 10h12m08: José Carlos de Vasconcelos, diz excerto do poema "O velho abutre" e lê "Pátria", extraído do livro "Cem poemas de Sophia" de Sophia de Mello Breyner Andresen; poema "Os girassóis" e "As amoras" de Eugénio de Andrade, ditos por José Carlos de Vasconcelos. 10h17m20: Poema "Canção" de Eugénio de Andrade, dito por Cristina Paiva. 10h26m45: Excerto de poema [Cá nesta Babilónia, donde mana] de Luís de Camões, dito por José Carlos de Vasconcelos. 10h28m16: Poema "O coro dos empregados da Câmara" de Manuel da Fonseca, dito por Cristina Paiva. 10h32m30: Poema "Poema do fecho éclair" de António Gedeão, dito por José Carlos Vasconcelos. 10h35m40: Poema "O quotidiano "Não" de Alexandre O´Neill e "E tudo era possível" de Ruy Belo, ditos por Cristina Paiva. 10h42m10: Soneto "Versos qu o autor mandou de Nambuangongo ao Editor" de Fernando Assis Pacheco e excerto do poema "Port wine" de Joaquim Namorado, ditos por José Carlos Vasconcelos. 10h48m22: Breve excerto do poema "À camarada de sempre" de Luís Veiga Leitão, dito por José Carlos Vasconcelos. 10h49m39: Excerto de poema dito por Biru, músico e rapper, que forma o grupo "Social smokers" e que em 2009 vence o concurso de "Poetry Slam", organizado pelo Festival do Silêncio; Jorge Vaz Nande, dos "Social smokers", recita excerto de poema; depoimentos de Jorge Vaz Nande e, Silva, o sentinela, dos Social Smokers; breve recital de Silva, o sentinela; página da internet da Poetry Slam; depoimentos de Alexandre Cortez, Social Smokers; página da internet dos Social Smokers; excerto de recital de poesia de Bohdan Piasecki e Dominique Ronshausen, do grupo Smoke and Mirrors; excertos de poemas ditos por Smantar Mohi, Ana Luísa, Francisco Pipa, Ary e Joana Moura "Poetry Slammer". (Jornalista: Luís Caetano) 11h00m00: Cristina Paiva, lê poema do livro com a capa "O mar a mar a Póvoa" de José Carlos de Vasconcelos e com ilustrações de Júlio Resende. 11h02m08: "Poema em linha recta" de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) dito por José Carlos de Vasconcelos. 11h06m16: Imagens de arquivo da actuação de Carlos Paredes em 1963.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .