Dia de Reis – Parte II

00:25:13

Segunda parte do programa apresentado por Margarida Mercês de Mello, sobre o Dia de Reis e a simbologia cristã da data festiva, com a visita e oferendas dos Reis Magos ao menino Jesus, e apresentação de presépios artesanais. Convidados: José Joaquim Fernandes de Almeida, oleiro, Margarida Lencastre, Associação Acordar a História Adormecida, padre Feytor Pinto, Projecto Vida, Maria Olinda Gouveia, artesã, Manuel Antunes Costa, pasteleiro da Pastelaria Suíça, Leónida Mateus, da Confeitaria Nacional.

  • Nome do Programa: Dia de Reis
  • Nome da série: Os Dias Úteis
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: Margarida Mercês de Melo (Margarida Andrade)
  • Temas: Artes e Cultura, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: Margarida Mercês de Mello Música: Sérgio Godinho Produção: António Sá Machado Realização: Fernanda Cabral
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Margarida Mercês de Mello sintetiza a primeira parte e volta a apresentar os convidados. 39m24: Feytor Pinto conversa com Mercês de Mello sobre a história do Natal; refere a presença de Arafat em Belém. 41m55: Leónidas Mateus conta a história da introdução do Bolo Rei em Portugal pelo fundador da Confeitaria Nacional, intercalado com bolo rei em estúdio; refere a funcionária, a única pessoa que sabe o segredo do Bolo Rei. 45m02: Manuel Antunes Costa fala sobre a aquisição da receita do Bolo Rei da Pastelaria Suíça; afirma que não nota muita diferença entre o Bolo Rei da sua pastelaria e da Confeitaria Nacional; refere a proibição do brinde no Bolo Rei; afirma que não se põe pinhão no bolo da Suíça; refere as vendas do bolo. 49m10: Leónidas Mateus explica a simbologia do brinde e da fava do Bolo Rei. 50m27: Antunes Costa afirma ser fácil fazer o Bolo Rei, não existe segredo nenhum. 51m43: Intervenção telefónica de telespectadora elogiando Olinda Gouveia. 54m00: Olinda Gouveia refere o preço dos seus trabalhos; refere os seus problemas de saúde; comenta a existência de intermediários e a venda mais barata a estes por uma questão de sobrevivência, porém sente-se injustiçada por isto. 56m29: Fernandes de Almeida fala sobre a sua família usando analogias a uma equipa de futebol; refere os preços dos seus trabalhos. 59m17: Vistas de presépios internacionais em olaria. 01h01m06: Feytor Pinto comenta a música que acompanhava as imagens dos presépios. 01h01m41: Margarida Lencastre mostra e explica presépios feito por crianças em cera de abelha e materiais naturais.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .