Desenvolvimento Infantil
A importância da herança genética, do período de gestação, da preparação dos progenitores, e das estruturas sociais, para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.
Resumo Analítico
Crianças a gatinhar e a brincar com carro; rostos de crianças a sorrir; criança a correr afugentando pombos em jardim; ramos de árvores; mãe com criança ao colo; criança à beira de lago e a brincar com boneca; patos à beira de lago e dentro do mesmo. Olívia de Magalhães, médica e psicóloga, refere a influência que a herança geracional exerce sobre a formação dos indivíduos, a nível da saúde mental e física das crianças, a necessidade de os futuros pais se preparem antes de terem um filho e de a sociedade actuar correctamente na educação e formação da criança, ilustrado com casais sentados em banco de jardim e junto de lago; mulher a mostrar livro a criança; bebé deitado e a ser retirado da cama; bebé com chupeta e a mamar em biberão; criança a levar copo à boca; mãe a passear filhos gémeos em jardim; criança a ler com cão ao colo; crianças a segurar em bacio, à mesa e a pintar com a mão esquerda. Olívia de Magalhães refere que os problemas psicológicos durante os primeiros quatro meses de gravidez podem ter implicações graves na saúde mental e física da criança e fala dos problemas que decorrem da existência de um filho mais velho, devendo os pais fazer com que essa criança mais velha se sinta uma aliada do processo de gravidez e durante os primeiros anos de vida do irmão que vai nascer; discorre sobre os vários períodos da evolução afectiva da criança, da relação inicial de simbiose desta com a mãe, das consequências da separação de ambos entre os seis meses e um ano de idade, da necessidade de socialização da criança com a ida para o infantário, da ida para a escola e das novas relações que estabelece, ilustrado com criança a fazer birra junto da mãe; criança com rosto encostado a cama de ferro; bebé deitado na cama; mãe sentada junto de filho amuado em banco de jardim; mãe a abraçar a filha; enfermeira a mudar fralda a bebé; crianças a acariciar irmãos mais novos; mães com bebé ao colo e em jardim; enfermeira a dar biberão a criança; mãe com gémeos sentados em banco de jardim; crianças a dar milho a aves, a brincar e a lutar. Olívia de Magalhães refere que os infantários e jardins-escola possibilitam o desenvolvimento físico e mental da criança e que as actividades aí desenvolvidas estimulam o seu espírito criativo e a sua expressão através da arte; diz que é fundamental que os pais entrem em contacto com os educadores e que o seu papel é decisivo para o sucesso escolar dos filhos; explica que o humor da criança dependerá do humor que caracterizar o seu ambiente familiar, ilustrado com crianças a lavar e a limpar as mãos usando chapéus de cozinheiro, a construir puzzle, a brincar com peças de lego, a pintar com lápis, a jogar às cartas a lutar, a fazer os trabalhos da escola, a ler, a bater palmas e a sorrir.