Democratizar – Parte II

01:26:32

Segunda parte do debate, moderado pelo jornalista José Eduardo Moniz, para análise do cumprimento do primeiro dos chamados "Três D de Abril", os vetores essenciais do programa do MFA: "Democratizar". Com a participação dos seguintes convidados: Vasco Lourenço, tenente-coronel na reserva, antigo Conselheiro da Revolução e um dos elementos do chamado "Grupo dos Nove", Gonçalo Ribeiro Telles, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, líder e fundador do PPM, Isabel do Carmo, médica, membro da Associação da Faculdade de Medicina de Lisboa, foi membro da Comissão Política Nacional da CDE entre 1969 e 1973, co-fundadora do PRP-BR e detida entre 1978 e 1982 na Polícia Judiciária de Lisboa e Porto, em Caxias e em Custóias, Vítor Alves, tenente-coronel na reserva, fez parte do MFA e um dos elementos do chamado "Grupo dos Nove", fundador da Associação 25 de Abril, António Sousa Lara, doutorado em ciências políticas, militante do PSD, Subsecretário de Estado da Cultura durante a polémica com José Saramago sobre o livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo", Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira desde 1978, Conselheiro de Estado e membro do Conselho de Estado para a Defesa Nacional, Roque Lino, advogado, fundador do PS, deputado na Assembleia da República e ex-Secretário de Estado da Comunicação Social, Miguel Galvão Teles, mestre em ciências jurídicas, fundador do PRD, deputado na Assembleia da República e Conselheiro de Estado, José Luís Nunes, advogado e deputado do PS na Assembleia da República e Constituinte, Sanches Osório, oficial de engenharia na reserva, advogado e deputado do CDS na Assembleia da República, Jorge Miranda, especialista em direito constituinte, professor catedrático na Faculdade de direito de Lisboa e na Universidade Católica, foi membro da ASDI, Jorge Manuel Tengarrinha, professor de história contemporânea portuguesa na Faculdade de Letras, líder do MDP-CDE, estava preso em Caxias no dia 25 de Abril de 1974, Nuno Rogeiro, licenciado em direito e analista político, diretor adjunto do semanário "O Diabo", membro do Movimento Nacional 75, e Jerónimo de Sousa, operário metalúrgico e sindicalista, deputado do PCP desde a Assembleia Constituinte, membro do Comité Central do PCP, e ainda os historiadores Fernando Rosas, António Reis e Borges de Macedo.

  • Nome do Programa: Democratizar
  • Nome da série: De Caras
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Eduardo Moniz, Vasco Lourenço, Gonçalo Ribeiro Telles, Isabel do Carmo, Vítor Alves, António Sousa Lara, Alberto João Jardim, Roque Lino, Miguel Galvão Teles, José Luís Nunes, José Eduardo Sanches Osório, Jorge Miranda, José Manuel Tengarrinha, Nuno Rogeiro, Jerónimo de Sousa, Fernando Rosas, António Reis, Jorge Borges de Macedo, António Ramalho Eanes, Ernesto Melo Antunes, António de Spínola, Francisco da Costa Gomes
  • Temas: História, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Apresentação: José Eduardo Moniz Realização: Vítor Barreto
  • Tipo de conteúdo: Programa
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

José Eduardo Moniz retoma o debate com a intervenção do tenente coronel Vítor Alves. 01h00m47: José Eduardo Moniz dá a Nuno Rogeiro que questiona alguns convidados. 01h26m29: Depoimento de Ramalho Eanes, ex-presidente da República. 01h35m35: Depoimento do coronel Melo Antunes do MFA e um dos elementos do "Grupo dos Nove". 02h12m43: Depoimento do marechal António Spínola. 02h14m22: Depoimento do marechal Costa Gomes.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .