Degradação de escolas no distrito de Lisboa

00:17:06

Reportagem sobre a degradação e falta de infraestruturas em três escolas da Grande Área Metropolitana de Lisboa: Escola Damião de Góis, nos Olivais, Escola Preparatória da Damaia e Escola Pintor Columbano, no Feijó, que conta com declarações dos respetivos Presidentes de Conselho Diretivo.

  • Nome do Programa: NOTICIÁRIO NACIONAL DE JUNHO
  • Nome da série: NOTICIÁRIO NACIONAL DE 1981
  • Locais: Lisboa, Feijó
  • Temas: Educação, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Olivais, Escola Damião de Góis, jornalista entrevista Bárbara Azeredo, presidente do Conselho Diretivo, salienta que o maior problema são os marginais que atacam a escola e roubam os alunos; entre outros problemas destaca o excesso de alunos, a falta de condições pedagógicas e sanitárias; explica de que forma foram aplicadas as verbas que a escola recebeu e de que forma reagem os encarregados de educação; vista geral da escola; alunos junto à cerca de rede; buraco na cerca; janelas com as persianas fechadas; prédios de habitação; corredores exíguos entre os pavilhões. Escola Preparatória da Damaia, vista a partir da cerca; jornalista entrevista a presidente do Conselho Diretivo indica como maiores problemas da escola o pavimento e a falta de pessoal de apoio; discorre sobre os problemas da cantina e da pavimentação das salas com alcatifa; cantina degradada; disjuntor com fios soltos; persianas danificadas; casa-de-banho; vidros partidos espalhados no chão; teto de sala; alcatifa com buracos. Feijó, Escola Pintor Columbano, crianças brincam no recreio; pavilhão para aulas; jornalista entrevista a presidente do Conselho Diretivo sobre o meio socioeconómico da escola, a localização, as infraestruturas degradadas e falta de material didático; sublinha que os alunos são frequentemente vítimas de agressões físicas e roubos quando saem da escola por parte dos ciganos; planos da vedação.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .