Debate sobre o Orçamento da Segurança Social

00:02:12

Lisboa, Assembleia da República, Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, garante que não vai haver qualquer travão a quem se queira reformar mais cedo em 2019, mas reafirma que não se pode alargar o fim dos cortes a todos os trabalhadores com 40 anos de descontos porque isso tornaria insustentável o sistema de Segurança Social.

  • Nome do Programa: Notícias do dia 12/11/2018
  • Nome da série: Noticiário diário do ano de 2018
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Vieira da Silva, Anacoreta Correia, José Soeiro, Rita Rato
  • Temas: Política, Sociedade
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Patrícia Cracel e Marina Conceição
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Movimento de rua na baixa de Lisboa (inverno); momentos do debate no Parlamento para debater o Orçamento da Segurança Social na especialidade; intervenção de Clara Marques, deputada do PSD, de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Anacoreta Correia, Deputada do CDS, de José Soeiro, Deputado do BE e de Rita Rato, Deputada do PCP. Vieira da Silva voltou ao Parlamento. Desta vez, o ministro foi à COFMA debater o Orçamento da Segurança Social na especialidade. Já sem o polémico travão às pensões antecipadas sobre a mesa (pelo menos, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019), o ministro Vieira da Silva voltou, esta segunda-feira, ao Parlamento para discutir na especialidade o plano orçamental da Segurança Social para o próximo ano. O governante vai ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA). defende que "não é sustentável" para o sistema de Segurança Social que 40 anos de carreira, "qualquer que seja a idade", deva dar direito à reforma sem qualquer penalização. "Não é sustentável". A frase, taxativa, é do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, sobre a possibilidade dos trabalhadores com pelo menos 40 anos de carreira poderem reformar-se antes de chegar à idade legal, sem penalizações, defendida pela deputada do PCP, Rita Rato.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .