Debate quinzenal na AR: Défice abaixo dos três por cento

00:02:31

Assembleia da República, debate quinzenal, António Costa, primeiro-ministro garante que Portugal deverá encerrar as contas de 2015 com um défice abaixo dos três por cento.

  • Nome do Programa: Notícias do dia 15/01/2016
  • Nome da série: Noticiário diário do ano de 2016
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: António Costa, Nuno Magalhães, Pedro Passos Coelho, Catarina Martins
  • Temas: Economia e Finanças, Política
  • Canal: RTP 1
  • Menções de responsabilidade: Jornalista: Patrícia Cracel
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Stereo
  • Relação do aspeto: 16:9 PAL

Resumo Analítico

Bancada Parlamentar do PSD, destaque para Pedro Passos Coelho, presidente do partido e Luís Montenegro, líder parlamentar: planos gerais do Parlamento. Imagens ARTV: planos de corte de intervenção de António Costa; interpelação ao Governo de Pedro Passos Coelho, sobre o défice; António Costa responde que a meta de um défice abaixo de 3% está "praticamente assegurada"; intervenção de Pedro Passos Coelho, onde critica a decisão do Governo em não antecipar o pagamento de 500 milhões de euros em juros ao Fundo Monetário Internacional (FMI); António Costa, responde que ao contrário do previsto pelo anterior governo, em 2015 não se vendeu o Novo Banco e tem agora de apoiou o Banif com 2,2 mil milhões de euros; interpelação ao Governo de Nuno Magalhães, líder parlamentar do CDS-PP; Passos Coelho, questiona o primeiro-ministro sobre a alternativa do Governo à decisão do Banco de Portugal em penalizar os grandes investidores na recapitalização do Novo Banco, António Costa responde qualificando a decisão tomada pelo Banco de Potugal como "péssima" para a confiança no sistema financeiro; Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda (BE) questiona o primeiro-ministro sobre o processo de venda do Banif, afirma que saiu a "sorte grande" ao banco Santander, António Costa responde que a Comissão Europeia "impôs a desvalorização dos ativos que ficaram com Estado através do "banco mau" em cerca de 75 por cento; planos gerais da bancada do Governo, intercalado com imagens de arquivo de exterior do Novo Banco e do BANIF.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .