Debate entre Leonor Beleza e Machado Macedo

00:17:08

Debate em estúdio com Leonor Beleza, Ministra da Saúde (a partir dos estúdios do Porto), e Machado Macedo, Bastonário da Ordem dos Médicos, sobre a greve dos médicos que contesta as políticas da Ministra para o sector da saúde.

  • Nome do Programa: JORNAL DE SÁBADO
  • Nome da série: JORNAL DE SÁBADO
  • Locais: Lisboa
  • Personalidades: José Eduardo Moniz, Maria Leonor Beleza, Manuel Eugénio Machado Macedo
  • Temas: Política, Saúde, Trabalho
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Machado Macedo explica as razões que motivaram a greve dos médicos, nomeadamente a falta de diálogo com o Ministério e o menosprezo pelo trabalho e dignidade dos médicos, rejeitando que a classe queira manter privilégios; Leonor Beleza justifica as palavras de Cavaco Silva, Primeiro-Ministro, sobre a greve, e refere as consequências da mesma, que considera injustificada por afectar as populações mais carenciadas. Leonor Beleza revela que não foram pedidas quaisquer audiências ao Ministério da Saúde, que nunca houve hostilidade por parte do seu ministério e explica que o ministério pretende que os médicos cumpram os seus deveres nos hospitais. Machado Macedo diz que os médicos querem cumprir os seus deveres, que tem de haver diálogo entre ambas as partes e fala da função dos sindicatos. Leonor Beleza afirma que está de boa fé, que a questão salarial tem sido discutida e não acredita ser essa a razão da greve. Machado Macedo revela que a Ordem dos Médicos procurará o consenso na reunião com o ministério a realizar no dia 30.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .