Debate entre José Jesus Costa e Augusto Ramos Lopes

00:12:24

Debate em estúdio entre José Jesus Costa, Vice-Presidente do Conselho Superior de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, e Augusto Ramos Lopes, Vice-Presidente do Clube de Futebol Belenenses, sobre o acórdão do Conselho de Superior de Justiça que pune o Belenenses devido a ter jogado com o jogador Mapuata em situação irregular.

  • Nome do Programa: TELEJORNAL
  • Nome da série: TELEJORNAL
  • Personalidades: José Jesus Costa, Augusto Ramos Lopes
  • Temas: Desporto
  • Canal: RTP 1
  • Tipo de conteúdo: Notícia
  • Cor: Cor
  • Som: Mono
  • Relação do aspeto: 4:3 PAL

Resumo Analítico

Jesus Costa declara que, como consta do acórdão, o Belenenses foi punido com a pena de derrota e que se instaurou um processo disciplinar a César Grácio, Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por este ter comunicado ao Belenenses uma decisão irregular, acrescentado que o Belenenses foi punido porque não se devia ter fiado numa declaração verbal do Secretário-Geral da FPF feita num sábado. Ramos Lopes considera que o Conselho de Justiça ao acusar o Belenenses, ao contrário do que tinha decidido o Conselho de Disciplina da FPF, comentando que a comunicação de que o jogador podia jogar não necessita ser escrita e que o Código de Processo Civil prevê que possa ser feita num sábado, no caso de evitar dano irreparável. Juiz Jesus Costa refuta a posição do Vice-Presidente do Belenenses, sublinhando que o clube teve muitos meses para apresentar na FPF o certificado internacional de transferência não havendo dano irreparável e embora nenhuma norma exija que o processo seja escrito é óbvio que todo o processo é escrito. Ramos Lopes em resposta a Jesus Costa defende que o Belenenses não quer tratamento de excepção, quer que se faça justiça e que se cumpram os regulamentos e informa que o clube apresentou o certificado internacional de transferência antes da data limite e que a comunicação na forma verbal e ao sábado é legalmente possível.

Termos e condições de utilização

Os conteúdos disponíveis estão protegidos por direitos de propriedade industrial e direitos de autor. É expressamente proibida a sua exploração, reprodução, distribuição, transformação, exibição pública, comunicação pública e quaisquer outras formas de exploração sem a autorização prévia da RTP. O acesso aos conteúdos tem como único propósito o visionamento privado e educacional sem fins comerciais. Para mais informações, entre em contato com o arquivo da RTP através do seguinte endereço de correio eletrónico: arquivo@rtp.pt .